Bolo de Chocolate com Calda de Laranja

segunda-feira, 27 de abril de 2009



Como boa chocólatra adoro combinações de algumas frutas com chocolate (principalmente o meio amargo) e laranja é sem dúvida uma de minhas favoritas - seguida pelo maracujá e morango. Esse bolo tem um sabor forte e bem marcante e o azedinho da laranja é o grande diferencial. Delicioso!!!


Ingredientes:

07 ovos
270 g de açúcar
45 g de cacau em pó (ou 70 g de chocolate em pó)
140 g de farinha de trigo peneirada
70 g de manteiga derretida
150 ml de água
250 ml de suco de laranja pêra
100 g de açúcar (para a calda)
1/3 de xícara de raspas ou tiras finas de casca de laranja





Como faz:

Bata os ovos e o açúcar por 7 ou 8 minutos para ficar uma massa consistente e com bastante bolhas de ar. Desligue a batedeira e acrescente o cacau em pó, a farinha e a manteiga aos poucos, mexendo tudo delicadamente para que os ingrediente incorporem e as bolhas de ar permaneçam. Coloque a massa em forma untada e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno pré aquecido médio (180º). Esse bolo pode demorar entre 50 minutos e 1 hora para ficar pronto.

Enquanto isso prepare a calda colocando a água, o suco e as raspas de laranja e o açúcar em uma panela mexendo até dissolver. Depois leve ao fogo e deixe cozinhando em temperatura mais baixa até que ela reduza um pouco e fique mais espessa.

Faça furos no bolo com um garfo e despeje a calda por cima. Se quiser, decore com tiras de laranja cristalizadas ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...