Cappuccino Caseiro

quinta-feira, 2 de abril de 2009




Eu sou uma pessoa meio de hábitos e já fazem alguns anos que meu hábito diário é um cappuccino no café da manhã. Aliás, podemos mesmo chamar de vício!!! Acostumei tanto que várias vezes quando viajo levo meu pozinho para o caso de sentir falta. O vício é tanto que ano passado, numa viagem de 01 semana ao exterior, fiquei sem meu amigo matinal (e lá não tinha pra comprar! socorro!!!) e quando cheguei a primeira coisa que fiz foi procurar um cappuccino bem cremoso e me afogar na xícara. Em alguns lugares (normalmente em algumas cafeterias mais bacanas) o cappuccino é feito com café expresso. Não gosto desse!!! Várias vezes pedi enganada e quem acabou tomando foi o marido. Gosto mesmo é do pozinho - e inclusive adoro comer o pozinho puro (louca! Algumas vezes engasgo e traumatizo mas logo logo esqueço).

Existem várias marcas no mercado. Já provei várias, algumas gosto mais, algumas gosto menos. Tradição pra mim é tradição e cappuccino pra mim é o tradicional, com uma pitadinha bem suave de canela, nada com gosto marcante. Esses de caramelo, baunilha, etc não gosto!

Então vem aqui outra contribuição da minha mãe (mas essa sem ela saber). Meu vício começou quando descobri essa receita no caderno dela chamada de "Café Cremoso". Pronto! Era o que eu precisava! Como na época as embalagens de leite em pó vinham com 500g tive que fazer uma adaptação para as demais quantidades, já que hoje as embalagens só tem 400g. É muito fácil ...

Ingredientes:
400g de leite em pó integral ou desnatado (mas nunca os adoçados)
80g de café solúvel (tipo Nescafé)
400g de açúcar refinado
03 colheres de sopa bem cheias de chocolate em pó
01 colher de sopa bem cheia de bicarbonato de sódio
01 colher de chá rasa de canela em pó (opcional)

Como faz:
Misture tudo muito bem em uma tigela e em seguida vá colocando aos poucos no processador (essa receita eu divido em três porções para processar). Deixe processar por 01 minuto ou mais até o pó ficar bem fininho. That´s it ... está pronto o seu cappuccino!

Caso você queira usar açúcar cristal, recomendo processá-la antes, sozinha, para ficar mais fininha. Não use achocolatado. O chocolate em pó dá muito mais sabor!!! Se quiser fazer um cappuccino diet é só retirar o açúcar da receita e depois adoçar já na xícara, com o adoçante de preferência. Para o café ficar bem cremoso use leite bem quente, quase fervendo. Ele pode ser feito com água também mas fica um pouco mais ralo e sem muita cremosidade.

Espero que gostem tanto quando eu!

7 comentários:

  1. nem acabei de ler e ja vou comentar! hahahhaaha entao, eu trabalhei num café, antes de ir p restaurante do louvre, la o cappucino era feito c o café expresso da maquina, depois leite batido e depois chantilly, e por ultimo a gente colocava chocolate em po'... ta certo q ficava forte por causa do expresso mas o chantilly e o chocolate em po' fazia a diferença! bisous
    Mariana

    ResponderExcluir
  2. Mariana, é assim mesmo que são feitos os cappuccinos com expresso, com chantilly, chocolate em pó (alguns até com pedaços de chocolate) e com leite.

    Mas é claro que o do Louvre deve ser muito mais charmoso! rs

    ResponderExcluir
  3. Meu deus!!!!!!!!!!!!!! acho melhor vc montar um café pra voce!!!! so tem coisa delicia! quero os biscoitos amantegados!!!!!!
    adorei!

    ResponderExcluir
  4. Elisa, você já me ganhou como seguidora aqui do seu blog...Sou meio que viciada em blogs de culinária e de beleza...mal posso esperar que chegue logo quarta feira pra eu provar os seu quitutes...Até domingo! Bjussss

    Luciana Lopes

    ResponderExcluir
  5. Ai, eu AMO um capuccino e esse da Elisa eu já provei e aprovei! Rs! Mas eu adoro os feitos com café expresso também! Aliás, café expresso é uma perdição para mim!

    =)

    ResponderExcluir
  6. posso substituir o processador pelo liquidificador?????

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...