Geléia de Pimenta de Biquinho

terça-feira, 7 de abril de 2009




Eu não gosto de pimenta. Ponto! Nunca gostei mesmo mas agora eu falo "Eu não gosto de pimenta, menos a de biquinho". Motivo básico: ela não arde e dá sabor!!! Essa geleia eu descobri por conta de um passeio ao lugar que chamo de paraíso perto de BH - Inhotim. Um lugar maravilhoso, mágico, super organizado, bem cuidado e excelente pra sair dessa "muvuca" da capital.







Pois bem ... em Inhotim tem um bar/restaurante super charmoso chamado Bar do Ganso. Ambiente aconchegante, comida deliciosa, serviço mais ou menos (a garçonete recolhia as coisas da mesa antes da gente terminar). Lá eu fui apresentada à geleia de pimenta de biquinho, que foi servida com um delicioso pão no couvert que pedimos. Nossa ... amor a primeira mordida! Gulosa como sou perguntei à garçonete qual a origem da geleia e ela me disse que inclusive tinha pra vender no empório ao lado da entrada do parque. Pois não tinha (mas mesmo assim saí de lá feliz da vida, com minha sacolinha de papel reciclado e um pote de geleia de jabuticaba com pimenta).

Minha salvação seria então tentar fazer a geleia. A primeira vez ficou bom mas a segunda tentativa ficou ainda melhor porque consegui diminuir as sementes da pimenta e deixei ela apurar mais, ficando mais saborosa e firme.





Ingredientes:250g de pimenta de biquinho in natura ( a de conserva tem vinagre)

200g de açúcar cristal

02 colheres de sopa de sumo de limão

01 xícara de água
Como faz:
Coloque no liquidificador metade da pimenta, pouco menos da metade da água e bata grosseiramente. Despeje em uma panela e reserve. Em seguida coloque de novo no liquidificador o restante da pimenta, o restante da água e bata bastante, deixando processar. Passe então essa última mistura por uma peneira grossa e use uma colher pra "espremer", deixando de fora as sementes. Coloque na panela junto com a mistura batida anteriormente. Junte o sumo de limão e o açúcar, misture e leve ao fogo (de médio pra baixo) para apurar.
Na primeira vez deixei pouco tempo e achei que a geleia ficou rala. Então recomendo deixar por volta de 40 minutos, mexendo de vez em quando para não agarrar no fundo. Como ela vai secando no fogo, no final o rendimento é de aproximadamente 250g de geleia, o que dá pouco mais do que esses vidrinhos de geleia industrializada que a gente compra no supermercado (agora entendo porque geleias caseiras são tão caras). Mantenha sempre em geladeira e ela dura até 2 meses.
Experimente servi-la com torradas temperadas ou para fazer sanduiches ... fica uma delícia!!!

7 comentários:

  1. Que bom que vc colocou essa receita! vou fazer aquele sanduiche ma-ra!!!!! Bjussssss

    ResponderExcluir
  2. Ai jisuise!!!! Minha paixão é pimenta biquinho!!!!

    Você testou com as industrializadas, Elisa? Porque é a única que eu tenho por aqui... Será que dá certo?

    ResponderExcluir
  3. Anna, eu não testei porque acho que deve variar um pouco, já que a industrializada tem vinagre. Se vc quiser experimentar, sugiro que tire da receita o sumo de limão, pra não ficar muito ácido e deixe a pimenta escorrer bastante, ficando o mais seca possível pra trabalhar. Se fizer depois conta como ficou.

    ResponderExcluir
  4. Dê uma olhada no blog pitadinha. Tem uma receita de geléia super boa e rápida! Fiz e ficou ótima depois de 2 dias na geladeira. Fiz com a industrializada,lavei,escorri e etc igual a receita do blog Bjo

    ResponderExcluir
  5. Oi Elisa,
    Estava procurando uma receita com geleia de pimenta biquinho e vim parar aqui. Gostei demais e hoje mesmo vou fazer a geleia, pois meu pé tá carregadinho. Depois lhe conto.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lylia, essa receita é sucesso garantido. Fica deliciosa! Depois me conta se gostou. Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...