Pizza de Presunto de Parma e Pasta de Damasco

quinta-feira, 23 de abril de 2009



Desde que me entendo por gente eu AMO pizza! Sou daquelas que se deixar come todos os dias e a qualquer hora. Coincidência (ou destino) nasci exatamente no Dia da Pizza.

De um tempo pra cá, não contente em comer nas pizzarias eu resolvi arriscar minha home made pizza. Testei umas duas receitas de massa, comprei massas prontas e agora consegui acertar um "modelo" que ficou muito saboroso! Como eu e o marido temos uma certa queda por pizzas de massa fina, comecei a usar um pão árabe muito saboroso no lugar da massa. É fininho, delicioso e fica super leve! A marca que eu mais gosto chama "Trigo Sol" (olha o jabá!) e já vi pra vender em 3 tamanhos diferentes. Parece um pão folha e o que me agradou é que eu nunca consegui abrir e nem comprar massas tão fininhas quanto esse pão.

Para fazer essa pizza eu uso molho de tomate (que pode ser caseiro, desses de latinha ou então uma polpa de tomate). Como tenho aqui um vidro de Passata Italiana dei uma refogada com um pouco de azeite extra virgem e tempero de alho, sal e cebola caseiros.
Depois de espalhar esse molho sobre o pão/massa, coloque presunto de Parma, queijo (pode ser mussarela mas eu gosto muito do cheddar), cebola e pimentão cortados bem fininhos, espalhe porções da pasta de damasco e polvilhe parmesão fresco ralado e orégano.

Para fazer a pasta de damasco
(que pode ser usada em várias outras receitas): Coloque 100g de damasco com duas colheres de sopa bem cheias de açúcar em uma panela com um pouco de agua. Deixe ferver por uns 5 minutos, escorra e coloque no processador com duas colheres de sopa de rum ou licor de damasco ou pêssego. Processe até virar uma pasta espessa.

Como esse pão é muito fino coloque a pizza em forno pré aquecido apenas para derreter um pouquinho o queijo (cinco minutos podem ser suficientes). Não é bom ficar muito tempo porque o presunto de Parma perde o sabor característico se ficar muito tempo no forno, já que é um presunto cru. Depois que tirar do forno, coloque por cima folhinhas de manjericão e saboreie com um bom vinho!

Buon
appetito!!!

Um comentário:

  1. Que dia que eu vou ai na sua casa comer essa pizza, hein? Eu quero!

    =p

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...