Icebox Spirals

terça-feira, 26 de maio de 2009



Finalmente, depois de quase 30 dias de espera, meu livro de biscoitos da Tia Martha chegou!!! Quando abri o pacote fiquei assim meio decepcionada porque achei que era um livrão, de capa dura e tudo. E como comprei junto esse aqui (que é lindoooo) nem dei muita importância e deixei pra lá. Surpresa foi quando tive um tempo e resolvi então espiar meu livrinho. Jesuis!!! São 175 receitas, todas maravilhosamente ilustradas com fotos que me deixaram com água na boca (muuuita água!). É verdade que algumas são bastante difíceis de serem feitas porque não temos todos os ingredientes por aqui (estou sonhando com um vidro de maple syrup e um pacote de cranberries - que eu adoro!). O jeito então é fazer as que são possíveis e usar as outras de base com os nossos ingredientes.


Comecei fazendo um biscoito bem simples mas muito gostoso - os icebox spirals. Por ser uma massa bem molinha, eles realmente precisam ir ao congelador senão fica quase impossível de trabalhar. Eu fiz meia receita e achei que rendeu bastante, mas da próxima vou cortar as fatias um pouco mais finas pra assar mais rápido. Hoje deixei-as mais grossas e o resultado foi que começou a "sapecar" pra não correr o risco de ficar cru por dentro.

Aí vai minha versão da receita (meia) da Dona Martha Stewart:

120g de manteiga sem sal

01 xícara de açúcar

01 ovo inteiro + 01 clara separada

01 pitada de sal

1/3 de xícara de leite integral

01 colher de café de essência de baunilha

03 xícaras de farinha de trigo

01 colher de sopa bem cheia de cacau em pó


Coloque na batedeira o açúcar e a manteiga e bata até ficar um creme grosso e homogêneo. Depois acrescente o ovo, a essência de baunilha, o sal e o leite e continue batendo. Vá então colocando a farinha de trigo aos poucos (recomendo que se use o batedor para massas pesadas ou então use aos mãos após a segunda xícara). A massa não vai ficar no ponto de abrir. Ela é mais mole mesmo e por isso deve ser levada ao congelador. Separe então metade e coloque o cacau em pó. Deixe bem homogêneo, envolva em um saco plástico ou papel filme e leve ao congelador por aproximadamente 20 minutos.



Polvilhe uma superfície lisa com farinha de trigo e abra as massas, uma separada da outra. Corte um retangulo de cada (com o mesmo tamanho aproximado) e coloque a massa de baunilha por cima da massa de cacau utilizando a clara de ovo como "cola" (espalhe com um pincel culinário). Enrole como um rocambole e pressione a extremidade para que fique firme. Deixe no congelador por mais uns 20 minutos e depois disso, corte o rocambole em fatias bem fininhas. Coloque-as para assar em forno médio, pré aquecido, por aproximadamente 15 a 20 minutos.
Meia receita deu pra fazer 2 rocamboles e rendeu uns 35 biscoitos.

2 comentários:

  1. Olá Elisa, Obrigada pelo comentário no blog e assim pela participação! Adorei!
    e que tentação essa receita hein? rsrsrsrrsr
    ai meu Deus, eu sou uma formiguinha! rsrsrsrrsrsrr
    Pelo Blog dá pra ver que só posto doces, os salgados eu esqueço! rsrsrsrsrsrrs

    bjus
    Janete

    ResponderExcluir
  2. uai so' faltou dizer que eu experimentei na nossa primeira visita c Cecilia a Filo' né!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...