Delírio Engordativo II - Trifle de Cerejas com Ganache de Chocolate

terça-feira, 12 de maio de 2009



Depois de uma semana bastante apertada eu precisava de uma sobremesa para o Dia das Mães que agradasse oito boquinhas nervosas e de gostos variados.


Já faziam três semanas que minha coleção "Larousse Cozinhas do Mundo" estava enfeitando minha mesa e eu ainda não tinha tido tempo de colocar nenhuma receita em prática. Precisava de uma receita fácil, gostosa e com os ingredientes que tivesse em casa. Foi então que descobri a Trifle.


Trifle é de origem inglesa, quase um pavê, entretanto para ser chamada Trifle a sobremesa precisa ter o sponge cake, o creme inglês e alguma bebida alcoólica. A receita original do livro era com abacaxi em calda e cerejas (deve ser excelente!) mas como eu precisava agradar as oito boquinhas tive que trocar o meu amigo abacaxi por chocolate. Na verdade ela aceita variações e qualquer outra fruta pode ser usada - como pêssegos, morangos, figos, damasco, etc.



O Sponge Cake


A única coisa que segui 100% a receita. É bem parecido com um pão de ló e serve de base para várias outras sobremesas inglesas.

04 ovos
100 g de açúcar
70 g de farinha de trigo tradicional
01 colher de café de fermento em pó
Raspas de meia laranja ou limão (opcional)

Bata as clara em neve e reserve. Bata em outra tigela o açúcar e as gemas até ficar um creme clarinho e bem cremoso. Acrescente então a farinha com o fermento e as raspas opcionais incorporando por último as claras em neve delicadamente. Coloque em forno médio, pré aquecido por aproximadamente 35 minutos. Essa receita ficou boa em uma forma redonda de 22 cm de diâmetro e com fundo removível.



O Creme Inglês


Esse me deu um pouquinho de trabalho. A receita original não engrossava e ficou parecendo um leite amarelado com um sabor que variava entre gosto de isopor e de ovo (aff!). Mas foi então que lembrei que yes! Nós temos leite condensado! Segue então a receita modificada e abrasileirada:

300 ml de leite
04 gemas (peneiradas please!)
01 lata de leite condensado
01 colher de sopa de farinha de trigo
1/2 colher de café de essência de baunilha
50 ml de Licor Curaçau Branco (ou Cointreau)

Coloque em uma panela a farinha e o leite até dissolver bem. Acrescente o restante dos ingredientes, leve ao fogo e vá mexendo até engrossar e ficar com uma consistência parecida com um brigadeiro bem molinho, no ponto que chegue a escorrer da colher. Coloque a bebida por último, depois de tirar do fogo.



A Ganache de Chocolate

O mais fácil da história. Só colocar no microondas 200 g de chocolate meio amargo com 100 ml de creme de leite de caixinha e 4 colheres de sopa de licor de chocolate (ou cacau). Deixe em potência média por 2 minutos (parando para mexer na metade do tempo). Pronto!!!


A Montagem da Trifle

Parta o sponge cake ao meio na horizontal. Em um pirex (ou taça grande para sobremesas) coloque uma camada do sponge cake no fundo. Espalhe metade do creme inglês e coloque cerejas (ou outra fruta de sua preferência) por cima. Coloque então a ganache de chocolate, a outra metade do sponge cake, mais cerejas e por último o restante do creme inglês.

Para decorar bata creme de leite ao ponto de chantilly e coloque por cima decorando com calda de chocolate e mais frutas.

Pulo do gato: Usei creme de leite de caixinha longa vida (marca Hulalá) e calda de chocolate pronta, da Moça.

Se o creme inglês ficar muito espesso, é recomendável que se use uma calda para regar o sponge cake e deixá-lo bem molhadinho. Pode-se usar para tal a própria calda da fruta misturada com algum tipo de licor que combine.


3 comentários:

  1. SENDO UMA DAS BOQUINHAS NERVOSAS POSSO AFIRMAR QUE ESTA SOBREMESA É MUITO BOA!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nem gosto de passar por aqui porque fico suuuuuuuuuuper tentada a abandonar meu regime e testar todas as receitas em casa!

    =p

    ResponderExcluir
  3. Danielle Saint Clair4 de agosto de 2009 16:40

    Nossa, vim visitar mas acabei me "arrependendo". Vou ficar sem comer doces por dois meses e essa receita me deixou de água na boa, meu noivo (até lá marido) que me aguarde! Vai ser a primeira receita doce da vida de casada!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...