Waffles

terça-feira, 19 de maio de 2009

Nham Nham Nham
Adoro!!!




A uns dez anos atrás minha mãe comprou um grill que tinha chapa removível - de um lado era lisa (para sanduiches, carnes, etc) e do outro cheia de buraquinhos para fazer waffle. Na época não era comum encontrar tantas receitas pela internet e só fazíamos usando o livrinho que veio no próprio aparelho. Não fez muito sucesso ... a massa era chata, vivia grudando e com o tempo a película anti aderente soltou e aí praticamente aposentamos o lado waffle do grill.

Em minha tentativa de habitar Los Angeles, em 2000, descobri a praticidade do waffle congelado - vinha pronto, era só colocar na torradeira, uma maravilha! Esse foi um dos vilões da minha briga com a balança ... comia com requeijão, cream cheese, chantilly, maple syrup, enfim, só não comia com jiló.

Foi então que começou a instabilidade do meu relacionamento com o waffle. Voltei ao Brasil, esqueci dele e nos "desapaixonamos". Em 2006 voltei aos EUA e nos apaixonamos novamente. De volta ao Brasil nos separamos mas agora estamos mais juntos do que nunca!!!

Sou super viciada em seriados americanos e um que acompanho é Gossip Girl. O personagem Rufus Humphrey é um paizão e vive fazendo waffles para os filhos no café da manhã. Assistindo isso a chama da paixão reacendeu e sismei que precisava demais de uma máquina de waffle. Pesquisando encontrei várias opções de preços e como sei que nosso relacionamento é instável preferi não investir muito e comprei essa aqui . Excelente opção! Tem nos atendido com muita eficiência sem ter feito um rombo na fatura do cartão!!! Como marido nunca tinha comido waffle, assim que a empresa entregou (um domingo as 16:30 hs - super estranho!) fomos para a cozinha testar a novidade. Eu já tinha feito uma pesquisa de receitas e a que mais me agradou foi baseada no site do Mais Você.


175 g de farinha de trigo

02 colheres de chá de fermento em pó

02 ovos separados

220 ml de leite

85 g de manteiga derretida

02 colheres de sopa de queijo parmesão ralado ou a mesma quantidade de açúcar


Bata as claras em neve e reserve. Em seguida bater as gemas, o leite e a manteiga até ficar um creme liso e homogêneo. Ir acrescentando aos poucos a farinha, o fermento e o queijo (ou açúcar). Por último incorporar as claras.

Para colocar na máquina tem que ir testando a quantidade até acertar para não ficar derramando e fazer aquela lambança. A minha tem um indicador de temperatura com luz - ela se apaga indicando que o waffle está pronto - mas para ficar coradinho como o da foto eu sempre deixo quase dois minutos a mais. Essa receita rende entre 09 e 10 waffles.




Eu sempre faço com queijo porque gosto mais do salgado e adoro comer com cream cheese. Mas também comemos com manteiga de amendoim, geléia, etc. Além dessas tem também a versão super engordativa como a da foto - chantilly, calda de chocolate e uma cerejinha pra arrematar.

O melhor é que fiz um teste e descobri que essa receita fica muito boa também para congelar. Então sempre que faço congelo alguns embrulhados em papel toalha e acondicionados em saquinhos de congelamento com o mínimo de ar possível. Depois pode deixar descongelar naturalmente (uns 15 minutos), colocar por 15 segundos no microondas ou então usar a função descongelar da torradeira. Eu uso a torradeira - primeiro para descongelar e depois para dar uma tostadinha. Não fica 100% como o feito na hora mas se considerarmos a praticidade acho que atende perfeitamente!

Um comentário:

  1. Oi Elisa! Tb sou viciada em Gossip Girl...e em mais um monte de série...nem sei o que é novela... Aqui eu tenho uma receita de waffles muito boa, sempre faço aqui, a casquinha fica crocantezinha, o pessoal adora. Vou mandar pra vc por e-mail. E vou mandar tb uma de panqueca muuuuito gostosa, ela é feita com suco de laranja, fica mara!!! Bjusss e até domingo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...