Comidinhas de Inverno I - Vaca Atolada

terça-feira, 9 de junho de 2009


Friiiiiooooooo. Muito friiiiiooooooo!!!


Eu detesto inverno e detesto frio. Mas como tudo nessa vida tem dois lados eu preciso concordar que essa é uma época de roupas elegantes e comidas deliciosas (e engordativas, mas quem liga?!?).
Eu estou sendo obrigada a me virar pra fazer coisas que nunca antes tinha feito - tipo vaca atolada. De vez em quando ligo pra minha mãe e peço um help. Mas esse caldo delicioso eu tenho o orgulho de falar que fiz sozinha! Aêêêêê!!!


Todos os ingredientes eu comprei no Mercado Central, que é um dos lugares que mais adoro em BH. Como ia receber visitas, fiz uma porção bem grande que serviu bem 08 pessoas e ainda sobrou. Acho que daria bem umas 10 porções e precisei de:


01 kg de carne de sol limpa e de boa qualidade
1,2 kg de mandioca
02 cebolas médias cortadas em pedaços pequenos
1/2 pimentão cortado em pedaços pequenos
tempero de sal e alho (faço o meu e misturo outras ervas)
Cebolinha verde a gosto
1/4 de peça de Queijo Minas ralado (usei o Canastra de Araxá)


Primeiro eu limpei bem a carne pra tirar toda a gordura que costuma vir e cortei em pedaços bem pequenos (comprei 1,4 kg mas no final só ficou mesmo 01 kg). Não deixei a carne de molho, só dei uma lavada porque queria que ela ficasse realmente mais temperada, já que a mandioca é meio sem gosto. Refoguei a carne com o tempero, a cebola e o pimentão na panela de pressão (finalmente tomei vergonha na cara e comprei uma, apesar de ainda ter um certo de receio de usar). Deixei a carne cozinhar até ficar bem macia mesmo, naquele ponto que só de encostar o garfo ela desfia. Fui controlando o nível de água na panela para que no final restasse um caldinho grosso junto com a carne. Acho melhor usar esse caldo do que caldos prontos de tablete ou pozinho. Para que o caldo ficasse na consistência desejada eu tive que abrir a panela umas 4 vezes e isso foi um pouco chato, mas no final achei que compensou. Enquanto a carne cozinhava eu coloquei a mandioca no fogo até ficar bem macia e em seguida fui batendo (com a própria água em que ela cozinhou) no liquidificador para ir fazendo o caldo (não muito ralo, ficou parecendo um mingau). Alguns pedaços que estavam bem macios eu fui espremendo com um garfo pra não ficar tudo muito líquido e sentir uns pedacinhos da mandioca. Depois é só virar esse mingau na panela com a carne e ir misturando. Como a carne já estava bem macia, só de ir encostando uma colher de pau ela foi desmanchando e misturando com o caldo.
Na hora de servir, coloquei queijo ralado no fundo das tigelinhas e cebolinha picadinha por cima.


Não sei se esse é exatamente o jeito certo e mais tradicional de fazer vaca atolada. Eu fui improvisando mas achei que o resultado final ficou muuuito satisfatório. Delícia mesmo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...