Risoto de Alho Poró com Filé ao Molho de Vinagre Balsâmico e Mel

segunda-feira, 29 de junho de 2009


Tinha em casa cortes de um filé ultra macio, alho poró já cortado em rodelinhas, vinagre balsâmico pedindo pra ser usado e um arroz arbóreo saltitando dentro do armário. Essa coisa de arroz, feijão, bife e batata frita não faz muito a minha cabeça (até porque tenho pânico de fritura) então resolvi fazer um risoto (é arroz não é?!?) e grelhar o filé colocando algum molho pra complementar. É bem verdade que ficou um pseudo-risoto, pois como não uso caldo industrializado e não estava com a menor paciência de fazer um fundo de legumes, acabei cozinhando o arroz em água mesmo, mas com bastante alho pra ficar gostoso!

Para fazer o risoto de alho poró eu primeiro refoguei alho, sal e cebola picada miudinha em azeite extra virgem. Depois joguei o arroz e coloquei a um pouco de vinho branco seco. Quando já estava quase secando coloquei água aos poucos até ver que ele estava já bem macio e cremoso (essa é a hora que deveria ter usado o caldo de legumes). Depois é só colocar manteiga (pra duas pessoas eu coloquei uma colher de sopa bem cheia), parmesão ralado a gosto (fresco por favor) e alho poró em rodelinhas bem finas. Na hora de servir coloquei cebolinha verde picadinha por cima.

O filé temperei normalmente (com alho e sal) e grelhei na frigideira anti-aderente. A graça está no molhinho super fácil e simples - para 01 colher de sopa de vinagre balsâmico, coloquei 01 colher de chá de mel e 01 colher de chá de azeite extra virgem. Misturei bem pra fazer o mais homogêneo possível e coloquei um pouquinho de alho crocante. Depois é só colocar por cima do filé e decorar com pimentinhas biquinho.

Almocinho delicioso, fácil e rápido de fazer. Pra acompanhar degustamos a última garrafinha do meu vinho favorito, o californiano rosé White Zinfandel, que infelizmente ainda não descobri onde encontro no Brasil (aff!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...