A Torta de Banana da Minha Infância

terça-feira, 21 de julho de 2009





A proximidade dos 30 (fiz 28 dia 10) tem me deixado meio saudosista. Parece que foi ontem mesmo que estava feliz da vida arrumando minhas malas rumo a tão sonhada viagem de 15 anos à Disney, ou então sofrendo horrores tentando tirar carteira de motorista aos 18. Como o tempo passa rápido!!!


Uns dos doces que conheço a mais tempo é essa torta de banana. Além do típico melado com queijo, que adorávamos comer na casa da minha avó aos domingos (e que deixava minha mãe brava, porque em casa não comíamos, só tinha graça se fosse na casa da ) essa torta é amiga da família a muitos anos! Não sei de quem é a receita, só sei que lembro de já ter comido várias vezes na casa da Nice e que minha mãe também gosta bastante de fazer. Então virou pra mim uma receita de família. Fácil, facílima, super simple (como diz G. Garvin)

Para fazer essa torta você vai precisar de:


12 ou 14 bananas caturras maduras no ponto
03 ovos
10 colheres de sopa de farinha de trigo
10 colheres de sopa de açúcar cristal
01 colher de sopa de fermento em pó
Manteiga o quanto baste
Canela em pó a gosto


Faça uma mistura seca com a farinha, o açúcar e o fermento. Corte as bananas na horizontal, em fatias bem finas (o mais fina que você conseguir). Para facilitar eu normalmente corto a banana ao meio e depois vou "laminando". Unte um tabuleiro ou refratário médio e coloque a mistura de farinha no fundo até cobrir mas sem ficar uma camada grossa. Em seguida acomode as lâminas de banana, uma ao lado da outra, de modo que tampe toda a "farofa". Depois vá colocando pedacinhos de manteiga com o auxílio de uma colher. Eu coloco a manteiga em intervalos de aproximadamente 4 cm entre os pedaços. Repita a operação com a mistura de farinha, em seguida a banana, depois a manteiga novamente. Por último coloque novamente a farinha e as bananas mas sem a manteiga. Bata as claras dos ovos separadas com um fouet até ficarem espumosas e acrescente as gemas. Espalhe essa mistura de ovos sobre as bananas (ao invés da manteiga) e por último polvilhe canela à gosto.



Coloque para assar em forno médio pré-aquecido por aproximadamente 45 minutos ou até ficar dourada por cima e prepare-se para o cheiro maravilhoso que vai ficar na cozinha. Mais fácil impossível. Essa torta fica perfeita quentinha, saindo do forno e acompanhada de um belo sorvete de creme. Ou então depois de gelada, pura mesmo! É uma delícia de qualquer forma!!!


Como eu sou uma mãe orgulhosa dos meus "filhos" vou deixar aqui uma foto do delicioso bolo que fiz pro meu aniversário (chocolate com morango) e das flores que ganhei do marido (que já pediu um bolo igual pro aniversário dele).





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...