Mousse de Chocolate de Pierre Hermé

terça-feira, 25 de maio de 2010



Momento "empolgation" total com mousses!!!

Essa receitinha veio em excelente hora já que tenho usado demais minha querida panificadora e para os pães ficarem coradinhos sempre pincelo com gema. E aí fico com várias claras sobrando que fui congelando. Essa mousse usa 3 claras separadas para cada ovo inteiro, então agora já tenho serventia para as bonitas que estavam no congelador. E funciona demais ... é só deixar descongelar em temperatura ambiente e mandar pro abraço. Agora vou ter a desculpa pra fazer sempre, afinal não posso desperdiçar as queridas claras!!!

Fácil e rápido (minhas palavras preferidas na cozinha!):

03 claras
01 ovo inteiro (separar clara da gema)
80 ml de leite integral (usei 60 ml de leite e 20 ml de rum)
20 g de açúcar (usei 03 colheres de sopa)
180 g de chocolate meio amargo (usei 70% cacau)

Derreta o chocolate (em banho maria ou microondas). Ferva o leite e coloque então o chocolate já derretido e vá misturando para virar um creme. Coloque então a gema e o rum (se você for usar). Deixe a mistura ficar bem homogênea e enquanto isso bata as claras com o açúcar até ficar um ponto de merengue meio firme. Incorpore, aos poucos, as claras à mistura de chocolate com o auxílio de um fouet para não perder o ar. Coloque em recipientes individuais e leve para a geladeira por pelo menos três horas.

Essa mousse não rende tanto quanto a receita anterior (a de café). A receita inteira foi suficiente para cinco tigelinhas como as da fotos (100ml cada). Mas é tão gostosa e tão fácil que indico demais!!!

Viva Pierre Hermé e viva Larousse do Chocolate!!!

Ah! Se alguém tiver alguma outra receita muito boa para usar minhas claras aceito de bom grado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...