Geleia de Morango Caseira

quinta-feira, 30 de setembro de 2010



Eu adoro geleia no café de manhã - é vício mesmo - mas a de morango nem é a minha preferida. Porém meu irmão me deu duas caixas de morangos liiiiiindos, tão perfeitos e madurinhos que pareciam cenográficos e eu não sabia o que fazer com eles. Marido ia ficar uns dias fora a trabalho e eu não como morango puro, só acompanhado (e muito bem acompanhado, diga-se de passagem) de leite condensado, chantilly ou chocolate - assassinato da minha dieta, completamente!!!!
Então resolvi fazer geleia, porque definitivamente perder os morangos lindões estava fora de cogitação. E a danada ficou tão gostosa que deu até orgulho! E o cheiro ... ah o cheiro dessa geleia é sem explicação!!! Muito fácil, não tão rápido mas uma delícia:

550g de morangos maduros e limpos (duas caixas)
250g de açúcar cristal
Sumo de um limão (ou meio se ele estiver muito grande)
50ml de rum (ou vodca, ou cachaça)

Depois de lavar os morangos corte-os em pedaços pequenos (eu cortei cada morango em 05 ou 06 partes). Coloque em uma panela (usei esmaltada) os morangos com o açúcar e o sumo de limão, misture e deixe descansar por umas duas horas. Depois disso leve a mistura ao fogão, sempre em fogo baixo para apurar. Demora quase duas horas e não precisa (nem deve!) ficar mexendo com colher. Só dê umas balançadas na panela. Quando já estiver no ponto - lembrando que ela endurece depois de esfriar - adicione a bebida alcoólica que dá aquele tchan! Nessa hora vai ferver bem, efeito do álcool! Deixe esfriar e guarde em pote de vidro esterilizado. Eu não gosto muito de geleia "pedaçuda" então fui amassando um pouco os pedaços de morango com uma espátula de silicone enquanto ela esfriava e a textura ficou bem homogênea  Faz qualquer torradinha ficar especial!!!

2 comentários:

  1. Amei as embalagens marrom com azul! Adoro essa combinaçao, tudo de lindo!
    Parabéns, Elisa!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...