Chocottone

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010


Eu já falei que AMO minha máquina de pão né?!? A minha é essa aqui e uma das coisas que adoro fazer na bichinha é chocottone. Ô trem bão! E o melhor de tudo é que não dá trabalho praticamente nenhum. Só colocar tudo na máquina e deixar a pobrecita fazendo o pesado.

Ano passado quando comprei minha amiga comecei a participar de uma comunidade no orkut sobre receitas para as panificadoras. Muito legal e cheia de dicas e receitas maravilhosas. Nem uso mais o livrinho que vem na máquina, só pego as dicas no orkut. O pessoal da comunidade criou até um blog para compartilhar as receitas: http://maquinadefazerpao.blogspot.com/

Esse chocottone saiu dessa comunidade. Muita gente já fez e adorou e aqui em casa ele vai ser presença durante o ano todo! Hahahaha! Gorduchice feelings!

Minha mãe já fez receitas de pão da máquina na mão (corajosa!) e disse que funcionou. Eu li alguns comentários dizendo que essa massa é meio molenga, então tem que ter mais disposição ainda pra trabalhar no braço. O lado bom é que exercita né! Seguem as medidas:

01 e 1⁄3 copos de leite com 04 ovos (coloque os ovos e depois complete com leite)
04 colheres de sopa de margarina
01 colher de chá de sal
08 colheres de sopa de açúcar
01 colher de sopa de essência de panetone
04 copos de farinha de trigo especial
03 colheres de chá de fermento biológico seco instantâneo
02 copos de gotas de chocolate (uso chocolate puro meio amargo)

Colocar tudo na cuba da máquina, menos o chocolate. Ligar no ciclo Amassar e deixar completar (na minha dura 01 hora e meia). Depois que cresce e completa o ciclo coloco o chocolate e ligo de novo, como se fosse começar outra vez, só mesmo para misturar o chocolate. Deixo uns 02 ou 03 minutinhos e desligo a máquina. Essa receita inteira pra mim deu três chocottones na forma de 500g ou então 14 mini iguais a esses (forma de 100g). Deixo crescer por mais um tempo em lugar fechado e abafado (costumo ligar o forno por uns 5 minutos, desligo e coloco os bichinhos lá). Depois é só assar e saborear!



A máquina já vem com "equipamentos" de medida - colheres de sopa e chá e copo, que no caso equivale a uma xícara de 240ml.
Eu acho que a grande diferença nesses chocottones é que eu uso chocolate puro e não aqueles fracionados (ou parafinados, como dizem). Fica muito mais gostoso e na hora que sai do forno então ... huuummmm ... o chocolate molinho, parecendo uma trufa! Não é fácil de achar chocolate puro em gotas mas de repente é melhor comprar a barra e picar do que usar chocolate pior né?!? Ah! Eu uso meio amargo, que gosto mais!

3 comentários:

  1. Elisa! Você e suas receitas DIVINAS! ainnnnn
    Passando para te desejar feliz 2011 e te convidar para ser seguidora dos meus dois blogs:
    www.noivabh.blogspot.com
    www.deustemumsonho.blogspot.com
    Já estou super seguindo o seu, desde sempre ne? rs
    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Oi Rose, obrigada!!!
    Já estou lá nos seus blogs e quero ajudar o lar de idosos. Bjão

    ResponderExcluir
  3. Olá, achei linda as suas embalagens, queria poder estar trocando informações,experiências, dicas, pois estou com algumas idéias para vender pão de mel e adoraria ter contato com alguém que já esteja no ramo. moro em
    Florianópolis e me chamo Ana.
    Desde já agradeço o carinho meu e-mail é: flor_dailha@hotmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...