Ricota Caseira

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010


Porque eu não vivo só de guloseimas super calóricas né?!?

Na verdade eu achava que fazer queijo em casa era uma coisa de outro mundo mas me surpreendi! Eu tenho tentado evitar porcarias industrializadas e entupidas de conservantes. Tenho dado preferência à alguns produtos orgânicos, comido menos embutidos e mais frutas e legumes. O resultado imediato foram cinco quilos a menos (que não pertenciam ao meu corpo!) e acredito que estou fazendo um investimento em saúde, a longo prazo! 

Quando o negócio é super complicado e requer muito tempo aí fica mais difícil, mas essa ricota é a coisa mais jacu do mundo de se fazer. Aqui em casa já é repeteco e vai ser sempre! Até porque eu adoro fazer pastinhas e patês pra comer com pão sírio (ou árabe, ou torradinhas mesmo!). Já deixo inclusive uma sugestão que é muito gostosa ... amassar um pouco de queijo gorgonzola, misturar na ricota, temperar com azeite, sal, orégano, pimenta e dar liga com um pouco de creme de leite. Rapidinho e bem gostoso!

Bom, para fazer a ricota eu uso 02 litros de leite (integral de saquinho) e 02 colheres de sopa de vinagre branco. Só isso!!!!

Coloque em uma panela (uso inox e não recomendo alumínio) o leite em fogo médio até que ele comece a ficar com cara de que vai ferver. Eu fui no teste mesmo, quando coloquei o dedo e tava beeeeem quentão, quase queimando (seguro né?!?). Nessa hora vc desliga o fogo e coloca o vinagre, mistura um pouquinho e deixa agir por uns 3 minutos. Vão se formar um grumos e eles são sua ricota!!! Retire cuidadosamente com uma escumadeira, deixando escorrer bem. Nessa hora vc pode colocar em um pano bem limpinho pra escorrer todo o soro ou então pode fazer como eu, que gosto da ricota mais macia e deixo mais mole mesmo. Se sobrar leite na panela, esquente de novo, coloque mais uma colher de vinagre e repita o procedimento. Quanto mais seca, mais fácil fica de dar forma na ricota. Como eu não faço questão de enformar, deixo mais macia, guardada em vasília de vidro na geladeira.

Na primeira vez que fiz deixei o leite quase ferver mesmo (deu aquelas bolhinhas na lateral da panela). Aí quando coloquei o vinagre separou bem os grumos e soro, igual ao do creme de leite de lata. Assim só deu pra fazer uma vez e rendeu um pouco menos.

Na segunda vez que fiz não deixei o leite ficar tão quente. Deu pra repetir o procedimento 3 vezes e me rendeu 350 gramas de ricota fresquinha, bem gostosa!!!

Não recomendo temperar tudo porque vc pode usar essa receita para fazer doces também. Eu fiz um cheesecake (próximo post) delicioso com essa receita!

Para terminar vou deixar flores para o final da semana. Estou mega empolgada com meu equipamento fotográfico novo e agora as fotos da comidinhas ficarão bem mais profi.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...