Risoto de Tomates, Abobrinha e Camarões

domingo, 5 de dezembro de 2010



Semana passada estive no Rio visitando um grande amigo (daqueles antiiiiiigos) e tive o prazer de degustar um risoto bem parecido com este que ele fez para o nosso almoço. Lógico que pra manter a tradição dos nossos almoços da época de estudantes (sem salário e com mesada!) atacamos um frango assado de padaria pra acompanhar. Um crime (exageeeero!) mas que teve gostinho de boas e divertidas lembranças.
Breno fez um risoto improvisado, com arroz comum e sem os camarões, mas eu - que não sei fazer arroz mas sou ótima com risotos -tinha que fazer direitinho né?!? E como fiz ... um dos melhores que já experimentei!

Para começar é importante ter um bom molho de tomates. Eu aboli os molhos prontos da minha cozinha. Criei o hábito de fazer um panelão de molho bem grossinho e saboroso, dividir em várias porções e congelar. Assim tenho sempre molho caseiro e sem conservantes,  para qualquer situação. Masssss, se em todo caso você não tiver e não quiser fazer pode ir de molho industrializado mesmo, tendo consciência de que o sabor não será o mesmo, claro! Se fizer, tenha o cuidado de não processar demais os tomates para obter um molho "pedaçudo" porém bem apurado.

Para fazer esse risoto eu não tenho medidas. Fiz tudo na base do olhômetro e tenho pouquíssima noção das quantidades. Adapte esses ingredientes para a quantidade que desejar:

Azeite extra virgem
Alho socadinho
Cebola picada em pedaços bem miúdos
Arroz Arbóreo
Vinho branco seco
Caldo de legumes (usei caseiro)
Camarões
Molho de tomates
Abobrinha ralada no sentido horizontal
Sal e pimenta do reino
Manteiga
Queijo Parmesão fresco

Para começar refogue o alho no azeite e depois coloque a cebola. Quando estiver dourado acrescente o arroz, misture bem e coloque o vinho. A partir daí prepare o braço porque risoto bom é aquele que não paramos de misturar. Quando o vinho começar a secar vá acrescentando caldo de legumes aos poucos e não pare de misturar até o arroz estar no ponto, al dente. Coloque molho de tomate (não precisa ser muito, só mesmo para dar um sabor e uma corzinha), sal, pimenta e a manteiga. Por último acrescente os camarões (ferventados e temperados com sal), a abobrinha e o queijo parmesão. Sirva decorando com fios de abobrinha e alguns camarões. Delícia demais!!!

Um comentário:

  1. hUMMM, MUITO BOM!!!!!!!!!!!!! Fiquei salivando aqui... E as caixinhas são lindas!

    Bjs!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...