Torta de Limão com Ganache de Chocolate

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010


Essa é, sem nenhuma dúvida, a melhor torta de limão do mundo!!!! Sério!!!

Bateu uma vontade louca de comer torta de limão por culpa dos meus vizinhos em Cabo Frio, que levaram uma fatia pra mim e outra pra minha mãe. O Alexandre tinha feito no dia e estava deliciosa! E eu, com espírito de gorda toda vida não consegui me contentar só com um pedaço e fiquei pensando na bendita torta. Queria mais! Coisa de gente magra né, dá pra perceber!

Cheguei em BH e nem dei tempo do Luiz me mandar a receita. Fui pra internet e comecei a pesquisar tudo quanto é receita de torta. No final acabei meio misturando várias e deu nisso aí ... A MELHOR TORTA DE LIMÃO DA VIDA!!!



Para a massa eu usei:
200g (um pacote) de Biscoito tipo Maria
3/4 de xícara de Castanha do Pará
05 colheres de sopa bem cheias de manteiga amolecida

Coloquei o biscoito e a castanha toda no processador e deixei até fazer uma farofa grossa, que é pra ficar mais crocante. Em seguida coloquei a manteiga bem amolecida (não líquida!) e pulsei pra incorporar. Não fica uma massa mesmo, fica meio que uma farofa grudadona. Pode ser que precise de um pouquinho mais de manteiga, mas não se desespere, depois a massa vai pegando forma a medida que você for apertando na forma.

Coloquei em forma de fundo removível e fui moldando com as mãos. Depois levei ao forno pré aquecido a 180º por 10 minutos.

Eu tenho duas formas de 18cm de diâmetro e essa receita rendeu uma forrada no fundo e laterais e a outra só fundo - que está guardadinha ali esperando um boa utilidade no final da semana.

Para a Ganache de Chocolate usei:
200g de chocolate amargo (55% cacau)
02 colheres de sopa de creme de leite
02 colheres de sopa de leite (ou pode colocar mais creme de leite)
02 colheres de sopa de conhaque

Derreti o chocolate no microondas e acrescentei os outros ingredientes até ficar um creme bem homogêneo e liso (gostoooooso!). Coloquei essa ganache sobre a massa (já fria) e deixei na geladeira enquanto preparava o recheio de limão.

Para a Mousse de Limão usei:
200ml de sumo de limão (usei Thaiti)
01 lata de leite condensado
01 lata de creme de leite (tirei a quantidade da ganache e usei o restante)
01 envelope de gelatina incolor sem sabor hidratada

Coloquei tudo no liquidificador e deixei bater bem para ficar aerado. A gelatina foi por último, depois que já estava quase no ponto (hidratei em 03 colheres de sopa de água e levei ao microondas por 18 segundos em potência média).
Aí é só colocar por cima da ganache de chocolate, decorar com raspas de limão e/ou chocolate e deixar na geladeira por no mínimo 03 horas para ficar com a consistência ideal.


Comentários:
- A massa dessa torta, com a castanha, é uma coisa fenomenal! Nunca tinha pensado em colocar castanha nesse tipo de torta e confesso que foi ela quem deu o tchan a mais! Maravilhosa!!!
- A combinação chocolate/limão é excelente, mas a massa aceita variações. Vou testar depois com mousse de maracujá e chocolate e depois só limão, purinho mesmo. 
- Essa medida de ganache deu certo para minha torta de 18cm de diâmetro, mas a mousse de limão sobrou e fiz o sacrifício de comer separada. Adapte a receita para o seu tamanho de forma.

No mais é só aproveitar o sabor divino dessa sobremesa!

12 comentários:

  1. Oiii ... Sou lá da comunidade Maquina de pães & Cia ... vi a sua postagem lá e vim fazer uma visitinha ... Adorei tudo que vi ... especialmente a foto da FILOMENA ela é linnda ... Tenho um schnauzer macho que é o meu xodó ... passa lá no meu blog ... também tenho uma foto dele ... http://deiaspmachado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Elisa!!!! A receita parece maravilhosa e as fotos estão lindas! Gostei da ideia de castanha de caju na massa, com certeza deu um toque especial!!!! Sou fanática por torta de limão porque adoro essa mistura do doce com azedinho! Bjs e parabéns pelo talento!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Elisa,
    Que bom que me deixou um recadinho, pois encontrei um cantinho aqui singular, sensacional, parabéns! Fotos lindas, tudo tão delicado! E receitas maravilhosas, essa da torta de limão com ganache de chocolate então... super criativo, nunca imaginei fazer assim.
    Sobre o Vale do Aço, sim... você foi a primeira a reconhecer Ipatinga, onde moramos agora e que já nos faz sentir em casa como se sempre ali já morássemos.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  4. Oi Elisa! Acabo de fazer a sua torta e ela ficou maravilhosa! Obrigada pela receita... Abraços!

    ResponderExcluir
  5. vou fazer para o dia das MÂES ,parece otima .
    bjs.

    ps. depois eu conto...

    ResponderExcluir
  6. Fiz essa torta no ano novo e no aniversário do meu namorado...é simplesmente PERFEITA!! Amo torta de limão e essa receita é a minha preferida!
    ahh a Olivia Palito e a Filomena são lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Essa torta é mesmo deliciosa! Bjos

      Excluir
  7. Oi Elisa,
    Tem como mudar o chocolate de meio amargo pra branco?
    adorei o site! vou ficar costumer...
    abraços
    Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena, isso fica a seu critério mas eu acho que pode é ficar meio doce. Se você gosta se joga! Deve ficar bem doce mas tão boa quanto!
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  8. uau, demais, divina, irresistível
    a-n-o-t-a-d-a!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gissele, pode fazer que você vai gostar! Essa torta é sucesso!
      Bjo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...