É coisa de Minas - Pão de Queijo

quarta-feira, 6 de abril de 2011



Eu super confesso que achava pão de queijo uma coisa impossível de ser feita em casa. Não sei porque, mas eu achava. Pra mim dava um trabalhão, fazia sujeira ... sei lá de onde tirei essa idéia!
Quem é do Vale do Aço ou passa pela BR 381 deve conhecer o Beleu´s. Essa parada na estrada é simplesmente sensacional (olha o jabá!) e tem tudo de mais gostoso, principalmente o pão de queijo! E como eles vendem a massa pronta pra gente levar pra casa estava resolvido o meu problema. Além disso o Verdemar (em BH) tem o pão de queijo que sempre é eleito o melhor da cidade. Aí eu pensava: "ter trabalho pra que se posso comprar a massa do Beleu´s ou o do Verdemar, congelado e prontinho?!?"

Pois é! Só que um dia conversando com minha mãe ela me conta que tinha feito um pão de queijo muito bom. A empolgada (e gorda!) resolveu testar. Na verdade eu acabei animando a fazer várias vezes, mas cada uma eu mudava um pouco a quantidade dos ingredientes. Porque pra mim pão de queijo tem que ter muuuuito queijo (o do Beleu´s tem) e agora sim ficou perfeito! Descobri como fazer o melhor pão de queijo do mundo!!!! Exagerada pouco (mas é bem verdade!).

Dessa vez resolvi medir quanto tempo eu gastaria entre separar ingredientes, fazer a massa em si, enrolar para congelar e lavar as - poucas - vasilhas. Surpresa a minha quando vi que fiz tudo em 40 minutos! Muito rapidinho. E isso pra enrolar 52 bolinhas meio grandinhas, o que me proporcionará vários lanches deliciosos! Achei muito digno perder 40 minutos na cozinha para ter essa delícia prontinha no meu congelador!

Então, depois de muito testar cheguei nessas quantidades:

1,3 kg de queijo Minas curado e ralado grosso (no Mercado Central eles ralam pra mim já)
01 kg de polvilho azedo
03 ovos
01 colher de café rasa de sal
01 xícara de óleo (uso canola)
01 xícara de água
Leite até dar ponto



O primeiro passo é escaldar o polvilho. Lógico que eu não tinha idéia de como fazer isso né então mãe explicou. Coloque a água e o óleo para esquentar até quase ferver. Depois despeje a mistura quentona no polvilho e mexa (uso sempre colher de pau e uma bowl de inox). Quando já estiver frio coloque os ovos e continue amassando. Coloque também o sal e vá acrescentando o leite aos poucos, até dar um ponto bom. Não deixe muito duro. Coloque então o queijo e misture bem para ele incorporar. Só isso!!!

Dessa vez eu fiz 2/3 da massa, que era quanto de queijo eu tinha. Renderam 52 bolinhas bem grandinhas. Eu comi 04 e fiquei com aquela sensação de que deveria ter comido menos porque pesou o estômago. Se fizer menorzinha rende pra caramba! Aí se quiser congelar é só colocar num tabuleiro (nem precisa untar) e levar para o congelador. Depois de um tempo elas já vão estar duras o suficiente para tirar e colocar num saquinho. Dura um tempão!

Lanche típico de mineiro! Trem bão demais!!!


4 comentários:

  1. Humm, gostei! Vou testar. Sempre pensei o mesmo... que dá mto trbalho, é dificil achar o ponto, faz sujeira, sei lá! kkk
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Menina isso é baaaaaaao de mais. Sou mineira uai, e gostou demais. Ô trem bao sô. Falando sério, vou fazer a sua receita, é diferente da minha. Beijos! Sirlene

    ResponderExcluir
  3. Olá não tem como mudar o tipo de queijo não? Onde moro não tem queijo curado. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keury, o pão de queijo tradicional é feito com queijo curado mesmo. Não sei se dá certo com outros e não garanto a mesma medida. Você tem que experimentar. Se der certo volta aqui e me conta, pra atualizar a receita. :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...