Empadinhas de Frango Deliciosas!!!

terça-feira, 9 de agosto de 2011


Nossa, quanto tempo não apareço por aqui!!! Falta de tempo, novos projetos, dieta ... tudo junto e misturado deu nisso!

Bom, essas empadas são repeteco - já é a segunda vez que faço e adoro! Na primeira não parei pra pensar em tirar foto e compartilhar, tamanha a guludice! Hehehe.
Minha opinião sobre fazer empada é o seguinte: dá trabalho, demanda tempo mas é muuuuuuuito melhor do que qualquer empada comprada pronta em lanchonete. E a receita rende bastante! As minhas forminhas tem 09 cm de diâmetro e 04 de altura. São talvez um pouco maiores do que essas de lanchonete que tem em qualquer lugar. A receita toda rendeu 15 empadas e uma basta no meu lanche da noite. Acho suficiente! Então se pensar bem é só congelar e terá vários lanchinhos gostosos. O marido então adora!

A receita - pra variar - foi minha mãe quem passou. O recheio cada um faz do jeito que quiser. Eu ainda quero fazer empada de queijo mas dessa vez "só" esqueci de comprar exatamente o que?!? O queijo!!!!

Então vamos lá ...

Pra essa receita 01 quilo de peito de frango é suficiente! E olha que eu faço empada recheadona, bem caprichada mesmo!
Então é só refogar o franguito em pedaços pequenos com bastante cebola, alho, sal, azeite e alecrim (uso desidratado mesmo). Coloco água na panela de pressão o suficiente pra cobrir o frango e talvez um dedinho a mais. Deixo cozinhar bem, até o frango estar desmanchando. Aí é só vir com uma colher de pau e amassar que ele vai desfiando sozinho. Nada de ficar pegando pedaço por pedaço e desfiando na mão ou então colocar no processador (fica parecendo uma massa). Desse jeito é mega fácil!!!! Gosto de deixar o recheio um pouco úmido, então sempre deixo um caldinho. Depois coloco milho verde e cebolinha picadinha. Taí o meu recheio.


Para a massa você só precisa de:
- 500 g de farinha de trigo
- 350 g de margarina de boa qualidade
- 1/2 colher de sobremesa de sal
- 02 gemas
- 01 xícara de café de água fria

É só misturar bem os ingredientes evitando usar muito a palma da mão por causa do calor natural do nosso corpo. Tente usar mais as pontas dos dedos. Eu como tenho a mão super quente, começo misturando o máximo com colher pra evitar usar as mãos.
Essa massa é fácil, não é muito elástica e fica homogênea rapidinho. É de uma textura muito boa pra se trabalhar e eu acho bem tranquilo abrir nas forminhas. Uso primeiro um rolo pra deixar o mais fina possível, coloco nas forminhas e vou moldando. Encho de recheio, coloco pedaços de requeijão por cima e só então coloco a tampa.
O segredo para a empada ficar bem gostosa é deixar a massa fininha pra caprichar no recheio. Eu pelo menos acho que é isso que a diferencia de empada de lanchonete. Porque pra mim empada não é massa, é recheio - muito recheio!!!


Depois que as empadas já estão prontinhas é bom levá-las à geladeira por pelo menos meia hora.
Aí, antes de assar (forno médio - 180º) eu gosto de pincelar gema e colocar gergelim preto pra dar um tchan!



A sonseira não lembra quanto tempo de forno, mas no máximo meia hora é suficiente, já que a massa é bem fininha e o recheio já está cozido. Mas isso é porque eu congelo!!! Se você fizer para comer na hora é bom deixar um pouquinho mais até ver que elas estão coradinhas por cima.

Delícia, delícia, delícia!!!!


2 comentários:

  1. Ramon José Santos Santana11 de maio de 2012 08:21

    ótimo adorei sua receita e vou tentar fazer em casa...espero que saia tão bom quanto a de você.rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. Que bom Ramon! Faça mesmo porque ficam deliciosas!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...