Rocambole Colorido

quinta-feira, 13 de outubro de 2011



Umas amigas vinham aqui em casa bater papo e eu queria fazer alguma coisa além do pão de queijo que já é quase presença obrigatória nos nossos encontros. Como não tinha muito tempo nem muitas coisas disponíveis achei essa receita que veio super na hora.
Lanchinho gostoso, versátil, pode ser congelado e a massa dá pra fazer na máquina de pão. Quer melhor?!?

Eu peguei nesse blog aqui e a autora fez a massa na mão. Eu sou super adepta da máquina fazer o trabalho braçal, então coloquei todos os ingredientes lá dentro, liguei no ciclo "amassar" e fui ser feliz enquanto a bichinha trabalhava. Quem não tem panificadora pode fazer com o passo a passo que a Fabi ensina.  Quem tem - e é feliz como eu! rs - é só colocar esses ingredientes na cuba, nessa ordem:

1/3 xícara de óleo vegetal (usei azeite)
1/2 xícara de leite morno
01 ovo batido
01 colher de sopa de margarina
1/2 colher de café de sal
1/2 colher de sopa de açúcar
02 xícaras de farinha de trigo
01 envelope de fermento seco biológico

Depois que o ciclo completar (incluindo o primeiro crescimento) é só abrir a massa. É bem fácil porque ela fica num ponto bem legal, não é muito elástica e não gruda (mas é bom polvilhar farinha na superfície just in case). Não é bom deixar mega fina mas também se ficar muito grossa o rocambole fica "massudo". Aí coloque o recheio. Eu usei:

200 g de presunto ralado (pode ser picado em micro cubinhos)
200 g de mussarela ralada
02 tomates médios sem pele e sementes, picados em cubinhos
1/2 cebola grande picadinha
salsa, orégano, pimenta e azeite a gosto

Ficou assim:


É bom não colocar recheio demais até as beiradas pra dar margem pra enrolar.
O bonito enrolado fica assim:


Grandão né?!? Então ... depois de enrolar é bom deixar descansando mais uns 30 ou 40 minutos. Pra ajudar no crescimento eu uso uma "técnica" - ligo o forno no máximo por 4 minutinhos e depois desligo e coloco o rocambole lá dentro pra ficar bem abafado e crescer mais um pouco. Depois dessa etapa é só pincelar um gema batida por cima e decorar com o que quiser. Eu coloquei queijo parmesão ralado, mas pode ser gergelim, orégano ...


Aí é só deixar assar em forno médio por aproximadamente 30 minutos e pronto!!!
Eu congelei alguns pedaços que sobraram, embalados em papel alumínio. Quando fomos comer parti em fatias e coloquei deitadas, reguei com azeite e coloquei no forno. Ficou ainda melhor do que no dia! Delícia demais!!!



Um comentário:

  1. que delicia *-*

    oi elisa,será q vc poderia me ajudar? é sobre pão de mel .. vou lhe enviar um e-mail se puder me responda ^^

    adorei o blog

    bjos ;**

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...