Bolo Vapt Vupt

sábado, 24 de dezembro de 2011



Sábado a tarde, chuva, friozinho em BH, eu e marido curtindo a maior preguiça ... isso combina com bolo. Eu ADORO bolo mas pra não ficar em forma de bola me contento em comer de vez em quando. E bolo pra mim é caseiro. Nada desses troços de padaria, feitos com  gordura hidrogenada que "trava" na boca. Tem gente que morre de preguiça de fazer. Eu não, principalmente esse daí. Entre preparar e lavar as 5 ou 6 coisas que sujei foram exatos 20 minutos. Muito digno se pensar que depois tive bolo quentinho, macio e super gostoso!!!
Receitinha que veio do caderno da minha mãe:
(Fiz 2/3 da receita e usei uma forma redonda, com 23 cm de diâmetro)

01 e 1/2 xícara de açúcar
02 xícaras de farinha de trigo
01 xícara de leite
01 colher de sopa de maionese (isso mesmo! você não está doida!)
03 colheres de sopa de chocolate em pó (uso metade chocolate metade cacau)
03 colheres de sopa de margarina
03 ovos
01 colher de sopa de fermento em pó
01 colher de sopa de extrato de baunilha

A receita original manda bater tudo no liquidificador (menos o fermento, obviamente) mas eu estava com preguiça de sujar o bichinho. Fiz na mão, usando um fouet e foi rapidão e bem simples! Só misturar tudo e deixar o fermento por último. Colocar em tabuleiro (ou forma) untado e polvilhado com farinha e levar em forno médio (180º) por uns 35 ou 40 minutos, dependendo do forno.

Esse dia eu não queria bolo só de chocolate, então fiz a massa normal e coloquei a baunilha. Virei metade na forma e no que restou coloquei o chocolate/cacau pra fazer um bolo mármore, que acho mais charmoso!

Essa receita é a que eu sempre uso pra fazer bolo confeitado, com recheio de ganache e morango, baba de moça, prestígio ... enfim, muitas variações!

Fácil e muito rápido!!!! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...