Estrogonofe Especial de Camarões

sexta-feira, 20 de abril de 2012



Aproveitando a vibe marítima que se apossou da minha cozinha, coloco aqui uma das melhores receitas que preparei nos últimos tempos. De comer de joelhos, sério!!! Nunca vi meu marido repetir três vezes (quem o conhece sabe que isso á praticamente impossível!). 
Pela foto você pode achar que isso é só mais um caldinho ... mas não colega! Esse estrogonofe é bom demais da conta!

Bom, mas vamos ao que interessa. O passo a passo hoje tá cheio de fotos! (Estava inspirada!)

Essas medidas servem muito bem quatro pessoas (ou até mais, dependendo dos acompanhamentos):

- 01 lata (400g) de tomates pelados em suco de tomate
- 01 cebola média picada
- 1/2 pimentão pequeno picado
- 01 pimenta dedo de moça picada (eu tiro as sementes)
- 01 colher de sobremesa rasa de açúcar
- 700g de camarões limpos e descascados (pesei congelado)
- 01 caixinha de creme de leite (uso Nestlé, acho o melhor)
- 03 colheres de sopa bem cheias requeijão cremoso (uso Aviação, também o melhor!)
- 01 colher de sopa de amido de milho
- 01 xícara de café de leite
- Salsinha a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- Tempero caseiro de alho e sal que baste
- Sal para temperar os camarões
- Azeite que baste


Primeiro pique bem miudinho a cebola, o pimentão e a pimenta.




Coloque bastante azeite numa penela, refogue um temperinho de alho e sal e em seguida acrescente a cebola, o pimentão e a pimenta. Deixe até a cebola ficar douradinha.



Amasse com um garfo os tomates da lata e em seguida coloque o suco, tudo junto. Pode bater no liquidificador também, mas eu queria que ele ficasse mais "pedaçudo".  Fiz isso num prato fundo pra facilitar:




Quando o refogado da panela estiver no ponto, acrescente os tomates com o suco, tudo de uma vez. Misture bem e deixe apurar por aproximadamente 40 minutos. Nesse período é bom mexer de 10 em 10 minutos, e se precisar acrescente um pouquinho de água de cada vez. Pouquinho mesmo, tipo uns 50ml por vez. No final, quando já estiver mais grosso e vermelhinho, acrescente o açúcar pra tirar a acidez. 



Os camarões eu compro congelados. Já vem descascados e sem cabeça, prontos pra usar. Compro maiores mas essa receita vai bem com o que você tiver ou puder comprar. Aí eu faço o seguinte:
Enquanto o molho está apurando, retiro os camarões do congelador e passo em água corrente pra tirar a camada mais grossa de gelo. Depois de uns 20 ou 25 minutos eles estão praticamente descongelados. Tempero então com um pouco de sal e pimenta do reino e deixo descansando. Tem gente que gosta de colocar limão no camarão. Eu acho muito gostoso, mas não achei que limão combinaria com o resto dos ingredientes, então não coloquei.

Assim, quando o molho estiver no ponto, os camarões também estão ... já descongelados e devidamente temperados. É só colocar os bonitinhos na panela e deixar uns 5 minutinhos pra eles pegarem o ponto do cozimento.



Aí é só acrescentar o creme de leite e o requeijão e misturar bem pra incorporar tudo. Coloque salsinha picada a gosto e acerte o tempero conforme o seu paladar. Pode colocar mais sal ou pimenta, depende da necessidade. Pra dar um ponto mais cremoso eu uso o amido de milho. Como é pouco, ele não interfere no sabor. É só dissolvê-lo em um pouco de leite (coloquei as medidas que usei) e acrescentar no estrogonofe. Deixe no fogo baixo mais uns 3 minutos e está pronto!!!

Da próxima vez eu vou experimentar colocar um pouco de leite de coco porque acho que combina bem. Vamos ver no que dá ...

No mais é só servir com o acompanhamento que preferir. Eu servi com batata palha e arroz branquinho, mas com batatas cozidas e temperadas também fica divino! Até com uma massinha ele combina!





5 comentários:

  1. Tem tudo para ser bom mesmo Elisa e um aspecto hummmm delicioso

    beijo e obrigada por partilhar!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou Mariana! Depois me conta se fez e ficou bom! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer com certeza! Mas vou tirar o requeijão (aposto que vc vai falar que eu tô tirando o que dá o tcham na receita...rs...). Bjussss

    ResponderExcluir
  4. Lu, vc vai mesmo tirar o que dá o tchan da receita, mas experimenta colocar o leite de coco então. Acho que vai ficar ótemo!

    ResponderExcluir
  5. kkkkk...sabia que vc ia pensar isso...viu como eu te conheço! Hahaha...Agradei demais da ideia do leite de coco. Bj

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...