Mil Folhas de Baunilha

segunda-feira, 11 de junho de 2012



Eu achava que mil folhas fosse uma coisa mega difícil de fazer. Até que um dia estava com uma massa folhada dando bobeira em casa e resolvi experimentar. Arrependimento enorme de já não ter feito antes, porque é uma coisa tão mas tão besta de fazer  e  fica SUPER DELICIOSA!!!

Usei massa folhada pronta, que já vem cortadinha. Comprei pra fazer um pastel de frango que coloco a receita depois. Ela vem assim:





Fiz o recheio de baunilha antes e deixei na geladeira. Para ele eu usei:

01 lata de leite condensado
1/2 medida da lata com leite integral
02 gemas
03 colheres de sopa de extrato de baunilha ou raspas de 01 fava

Leve todos os ingredientes ao fogão e deixe cozinhar em fogo médio pra baixo até ficar com uma consistência mais cremosa. Se não tiver extrato ou fava de baunilha, pode usar a essência sintética que vende em supermercado. Mas ela não é tão boa e quantidade deve ser de no máximo 01 colher de café. Reserve.

Para o chantilly usei creme de leite fresco e açúcar refinado. Não lembro das medidas, porque fui provando. Eu bati na mão, com um fouet, porque era pouco e não compensava sujar a batedeira. Além disso devo ter perdido umas 24 calorias. rs
Mas se for fazer em quantidade maior é só colocar na batedeira e rapidinho fica pronto.
Deixe na geladeira até a hora que for usar.

Peguei então dois quadradinhos da massa folhada (se não me engano essa embalagem vem com 10). Parti cada um em quatro pedaço mais ou menos do mesmo tamanho (usei aqueles cortadores de pizza). Levei para assar em forma anti aderente por uns 5 minutinhos. É bom prestar atenção porque assa rápido e esse tempo pode variar de forno pra forno.

Aí é só montar:

Massa folhada
Creme de baunilha
Massa folhada
Chantilly
Massa folhada
Creme de baunilha
Massa folhada 
Chantilly

Decore como quiser. Eu coloquei um pouquinho de calda de chocolate, pra dar uma corzinha. Fica legal peneirar açúcar de confeiteiro por cima também, colocar cereja, folhinha de hortelã ... enfim ... use a criatividade e curta essa delícia!!!



               

Agora vou deixar uma prévia das fotos de um ensaio de gestante lindo que estão no meu blog de fotografia.
Para ver a postagem completas é só acessar:





6 comentários:

  1. Elisa, eu fiz conforme sua receita, no dia dos namorados para o meu marido, simplesmente amamos, o creme de baunilha ficou maravilhoso, usei a fava da baunilha, o sabor é incrivel. Parabéns pela receitinha e pelas fotos. Bjs Dany

    ResponderExcluir
  2. Dany, que bom que fez e deu certinho. É uma delícia não é?!? E a fava de baunilha faz toda a diferença!!! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá Elisa!!Adorei seu blog, suas fotos são divinas...já virei fã do seu trabalho, quando vejo fotos dessa qualidade, até me envergonho das minhas...rsrsrs
    E acho muito lindo seu trabalho com os bichinhos...Sou veterinária e voluntaria de uma ONG, atendo muitos casos de abandono, todos os dias, e tentamos mudar a realidade de alguns deles, e sei que cada olhar e lambida de agradecimento valhem a pena...bjinhos!!

    ResponderExcluir
  4. Cíntia, obrigada! Eu faço de coração, porque também amo os animais! As fotos de comida são hobby. Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Elisa!
    Tudo bem?
    estou completamente encantada pelas sua receitas e pelas suas fotos! Juntando as duas coisas então, é de arrasar qualquer um de água na boca!!!
    Gostaria de te convidar a postar um receita fotografada no criative-se, o que. acha? Pensei também em você dar dicas de como fotografar pratos...
    Ficaremos honradas em recebê-lá no blog.
    mil beijos,

    ResponderExcluir
  6. Oi Lucia, obrigada!!! Vai ser um prazer participar, claro!!!
    Beijos e volte sempre

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...