Soufflé au Chocolat

sexta-feira, 17 de agosto de 2012



Sobremesa ryqueza vem com nome em francês, que é pra combinar com a elegância! A única palavra que encontro pra descrever essa explosão de chocolate é MARAVILHOSO!!! Sem mais!

Mês passado eu tive um "biziu" e passei uns dias no hospital. Aí no meio de tanta ocupação (cof, cof) eu e mommy encontramos tempo pra ver Ana Maria Braga. Eis que essa receita me aparece e mesmo comendo aquela comida gostosa de hospital (cof, cof) eu fiquei salivando. Primeira oportunidade, lá fui eu pra cozinha fazer o bendito e matar a vontade das minhas lumbriguinhas.

Na receita original (você pode ver aqui) tem ainda uma calda, mas achei realmente desnecessário, até pra mim que sou chocólatra. 

Tome nota:

160g de chocolate meio amargo (usei 200g)
04 ovos separados
01 colher de cachaça (usei rum)
1/4 de xícara de açúcar 
Manteiga e açúcar para untar os ramequins

Derreta o chocolate no microondas (de 30 em 30 segundos, potência média) ou em banho maria. Incorpore as gemas e a cachaça (ou rum). Misture até ficar homogêneo (pode ficar com consistência de talhado, meio estranho, mas é assim mesmo). Bata as claras em neve (ponto de chantilly firme) com o açúcar. Coloque 1/3 das claras na mistura de chocolate e mexa com calma. A consistência já vai melhorar. Em seguida acrescente o restante das claras e misture com mais calma ainda, pra não perder o aerado.

Despeje em ramequins untados e polvilhados com açúçar até quase a borda (um dedo a menos). Eu não fiz isso porque os meus são revestidos com material anti aderente, então era desnecessário. Cubra com plástico filme e deixe na geladeira por no mínimo 04 horas. Eu fiz um dia a noite e assei no outro dia na hora do almoço.

Coloque em forno médio (180º) pré aquecido por aproximadamente 15 minutos, dependendo do tamanho do ramequim. O meu é grandão e precisou de uns 05 minutos a mais. Cresce e fica LINDO!!!

Nunca vi marido comer uma sobremesa tão rápido e com uma boca tão boa! Delícia demais!!!!




E tem fotos lindas no blog! Quem quiser ver mais é só acessar: http://elisabarros.com.br/








2 comentários:

  1. Elisa, que espetáculo de soufflé!!!
    E essas fotos são muito expressivas ,essa interação entre humanos e animais é muito linda!!!bjinhos e bom fim de semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cíntia! Menina, esse soufflé é fora do normal, de tão bom!

      Eu adoro fotografar pets e seus humanos de estimação. É uma troca de carinho sincera e leal, acho muito gostoso!

      Bjos e ótimo final de semana

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...