Os segredos do Pão de Queijo

segunda-feira, 22 de abril de 2013


Se tem uma receita que faz sucesso nesse blog é o pão de queijo. Direto tem gente que me fala que fez, que faz sempre ou me pede ajuda por algum motivo.

Como aqui em casa eu faço sempre, já aprendi alguns truquinhos que podem fazer diferença. Na época da postagem eu ainda não tinha essa experiência toda (ui) mas agora já descobri os segredos dessa amada iguaria mineira.

- A qualidade do queijo faz MUITA diferença! Eu compro sempre no Mercado Central de BH e lá tem muitas opções de lugares pra comprar. Os preços também variam e eu acabo sempre optando por pagar um pouquinho mais caro por um queijo com cara melhor. Eu não consigo diferenciar um queijo mais ou menos curado no olho. Pra mim ele tem que estar bem firme mas ainda clarinho. Não gosto muito daqueles queijos amarelões. Sempre chego na loja e peço ao vendedor: "Qual o melhor queijo para pão de queijo que você tem aí?". Se ele para pra pensar e demora a responder eu troco de loja.

- Se onde você compra eles já ralam (como é o caso do Mercado Central) peça sempre pra ralar grosso. O pão de queijo fica mais "queijudo" e dá esses coradinhos da foto - que nada mais é que pedacinhos de queijo tostados (nhami!!!). Se for ralar em casa (coragem!) tente ralar o mais grosso possível. 
Isso não é impedimento para ele ficar bom, mas faz uma certa diferença.

- O pão de queijo fresco é bem diferente do congelado. Lógico que não dá pra ficar fazendo a massa toda vez que quiser comer e tê-lo congelado é uma mão na roda, mas pode acreditar ... ele no dia que faz, antes do processo de congelamento, fica bem mais gostoso e macio.

- O forno tem que estar pre-aquecido a 180º e mantenha essa temperatura. Ficar abrindo e fechando a porta do forno, fazendo com ele perca calor, vai fazer o pão de queijo ficar mais borrachudo e crescer menos. O meu forno é bem regulado e nessa temperatura ele demora em média 35 minutos pra ficar no ponto, dependendo do tamanho.

- Eu gosto de pão de queijo massudo, com bastante sabor de queijo. Isso faz com que algumas pessoas pensem que ele "solou". Se você gosta dele mais leve coloque um pouco menos de queijo.

- Na hora de dar ponto à massa, nunca a deixe muito seca. Aqui em casa ela sempre fica mais molenga, num ponto que não daria pra enrolar de imediato. Aí eu coloco na geladeira por uns 30 minutos e ela chega no ponto ideal. É melhor assim porque aí ele não fica ressecado depois de assar.

- Eu só uso ovos orgânicos. Não sei faz tanta diferença no sabor mas a massa fica mais amarelinha e apetitosa.

Bom, se alguém tiver mais alguma dúvida pode ir perguntando. É bom que vou acrescentando aqui. Por enquanto essas são as dúvidas mais frequentes, mas esse post pode ser atualizado sempre!

Bom pão de queijo pra vocês!




6 comentários:

  1. Oi Elisa!! Fiquei com MUITO desejo desse pão de queijo..rs. Como a receita original é da sua mãe, vc saberia me informar onde ela compra o queijo aqui no Vale do Aço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol. Esse pão de queijo é bom mesmo. Vale a pena! Olha, eu acho que ela compra num sacolão ou na feira, mas vou perguntar pra ela direitinho e te falo.

      Excluir
  2. Oba! Fico aguardando então! Obrigada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, já descobri! rs
      Ela falou que na Feira Livre do Timirim (em Timoty City) tem duas ou três barracas que vendem queijos muito bons! A feira acontece as quintas e aos domingos. O bom é que lá você consegue comprar ovo caipira também, que vai fazer o pão de queijo ficar melhor ainda! Huuummm (deu vontade!)

      Excluir
  3. Hummm!! Comprei um parmesão lá outro dia delícia mesmo!! Obrigada!!! Farei em breve!!! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguardo notícias. rs
      Tomara que fique ótimo! Bjos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...