Sopa de Cebola Gratinada

segunda-feira, 29 de abril de 2013


No finalzinho de março eu e marido fomos passear em Paris. (suspiros de saudade!)
E quando eu pensava na França a primeira coisa que me vinha à cabeça era a gastronomia. Sim, eu também AMO arte e me senti criança no parquinho passeando pelos museus e palácios (magníficos!) mas infelizmente não posso trazer Rodin ou Monet na mala, então aproveitei para saborear as comidas maravilhosas e trazer um pequeno (cof cof!) arsenal de delícias francesas na mala. Supermercado francês é vida!

Eu sempre ouvia falar da tal sopa de cebola gratinada e chegando lá vi que quase todos os restaurantes oferecem esse que é um prato bem típico francês. Para eles é uma entrada mas pra mim é prato principal porque é bem substanciosa. Como estava super frio (em média zero grau) era um conforto tomar essa sopinha bem quente. E aí aqui em BH o clima deu uma revirada e esfriou bastante nos últimos dias, então aproveitei pra matar a saudade da sopa de cebola, abrir um dos vinhos que trouxemos de lá e fingir que estou de novo em Paris!

É muuuuito fácil de fazer e requer pouquíssimos ingredientes!


SOPA DE CEBOLA GRATINADA (para duas pessoas)

03 cebolas bem grandes picadas
01 colher de sopa bem cheia de manteiga
01 colher de sopa cheia de farinha de trigo
100 ml de vinho branco seco
600 ml de caldo de carne
Queijo gruyère ralado (ou outro queijo)
Sal e pimenta do reino a gosto

Coloque a manteiga para derreter e acrescente as cebolas. Lá eu comi com elas picadas e em rodelas. Confesso que as rodelas não me agradaram porque dificultam na hora de comer. Então só faço picada (mas não precisa ser miúda demais).
Deixe em fogo baixo para murchar e caramelar (demora em média 30 minutos) mexendo de vez em quando. Quem tem essas panelas de ferro fundido (a minha é Staub) demora em média uns 20 a 25 minutos, porque ela retém mais calor e agiliza o processo. O certo é que a cebola tem que ficar bem douradinha e mole.

Cebola antes e depois de caramelar

Quando estiver no ponto (quase grudando na panela já) acrescente a farinha, misture bem e deixe cozinhar por uns 2 minutinhos. Coloque então o vinho branco e em seguida o caldo de carne dissolvido em 600 ml de água quente. Eu sou super contra esses caldos prontos, mas me rendi porque acho mega trabalhoso fazer caldo de carne caseiro. Usei um que tem teor de sódio  e gordura menor, na tentativa de ser menos porcaria. 
Deixe cozinhar por mais uns 15 minutos pra encorpar e tempere com um pouquinho de sal e pimenta do reino moída na hora. Fica assim:


Coloque em recipientes individuais e leve ao forno (no grill) com o queijo por cima, para grelhar. Na França eles colocam torradinhas por cima, antes do queijo. Levam tudo ao forno e a torrada fica meio molhadinha. Eu não agrado de pão ensopado, então optei por fazer torradas de pão italiano (com azeite aromatizado de alho) separadas e coloca-las ao lado, na hora de servir. Mas na sopa original as torradas vão pro forno, com o queijo por cima.


Aqui em casa não tinha gruyère, então usei um queijo canastra que tinha sobrado da receita do pão de queijo e ficou bom demais!!! O queijo estava bem curado e firme, então deu uma consistência deliciosa! Já fiz também com ele misturado com parmesão e ficou melhor ainda!

E vive la France!!!
Ah! Vocês querem dicas de viagem por aqui? Estou com tudo fresquinho na caxola e pensei em fazer um post com lugares pra visitar e comer por lá ...

Eu, marido, a Torre Eiffel e o céu mais maravilhoso que já vi!

6 comentários:

  1. Oi Elisa!
    Vim dar uma espiadinha aqui no teu blog, rsrsrs!
    Mas que foto lindona da Torre Eiffel, hein? Um ângulo bem diferente!
    Agora vou olhar (e copiar) umas receitinhas... Amo sopa de cebola, saudades de Paris!
    Abraço
    Pati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pati, fique a vontade! Sopa de cebola é uma delícia né, ainda mais começando o friozinho. Paris é linda de todos os ângulos! Nunca vi lugar igual! Beijos

      Excluir
  2. Ai to fazendo essa sopinha... tá mto frio hj!!! bjinhos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cíntia, espero que tenha ficado boa! No friozinho essa sopa é tudo de bom! Bjos

      Excluir
  3. Oi elisa! Descobri seu blog e estou amando!!! Varias receitas q ate me arrisco a tentar por terem a cara otima e serem faceis d fazer. Bjooo
    Flavia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavia, que bom! Eu gosto mesmo é dessas receitas gostosas e fáceis! Vai ter sempre isso por aqui. Seja bem vinda! Bjão

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...