Bolo de Chocolate Express

quarta-feira, 1 de maio de 2013


Outro dia eu coloquei na minha Fanpage (curte lá!) que o marido estava na cozinha fazendo um bolo. Quem conhece o marido sabe que ele não faz NADA na cozinha mas esse bolo é tão fácil que até ele conseguiu fazer!
Ideal para um lanchinho de feriado hein! Rapidinho e com poucos ingredientes. Sem segredos! Ah! Essa receita não leva leite, então é ideal pra quem tem intolerância à lactose. 

A receita veio daqui e virou minha queridinha. Já viso que é um bolo pouquíssimo doce, pois é feito com chocolate em pó (não use achocolatado). Quem gosta de bolo mais docinho eu sugiro aumentar a quantidade de açúcar. Eu prefiro assim porque aí posso colocar uma geleia delícia por cima, apesar dele super combinar com uma manteiguinha também.

BOLO DE CHOCOLATE EXPRESS

03 xícaras de farinha de trigo
02 xícaras de açúcar refinado
01 xícara de chocolate em pó
01 xícara de óleo de canola (usei 3/4 de xícara)
02 xícaras de água fervente
02 ovos
01 colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio
01 colher de sopa rasa de fermento em pó

Comece peneirando os ingredientes secos. Coloque então os ovos (eu dou uma batida neles separados, com um garfo mesmo), o óleo e em seguida a água fervente, bem aos poucos e misturando sempre para não cozinhar os ovos. Quando estiver uma massa homogênea, coloque o bicarbonato e o fermento e leve para assar em forno pré aquecido a 200º por aproximadamente 40 minutos. Não se esqueça de untar bem a forma (eu uso margarina)  e polvilhar farinha de trigo ou chocolate em pó.
Se quiser fazer uma gracinha é só polvilhar açúcar de confeiteiro por cima, depois de pronto.

Essa medida é ótima para uma forma de bolo com buraco ( a minha tem 23cm de diâmetro) e quando o marido fez usou uma forma de bolo inglês ( de 24 x 10cm ) e meia receita deu direitinho.

E aí, quem vai animar lanchar um bolinho no feriado?



2 comentários:

  1. Oi Elisa, meus parabéns pelo blog e super obrigada por dividir receitas tão deliciosas e práticas! Fiz esse bolo e ficou maravilhoso! Rendeu vários elogios. Também fiz os tomatinhos que ficaram bem gostosos! E tudo isso vindo de uma aprendiz de cozinheira, no caso, eu mesma. :0) Resultado: seu blog está nos meus favoritos e virou meu companheiro inseparável de cozinha. Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia, seja bem vinda! Fico feliz que as receitas estão dando certo. O objetivo é esse mesmo ... cozinha prática, fácil, rápida e gostosa!!!
      Volte sempre! Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...