Brownie Cremoso de Chocolate

quarta-feira, 29 de maio de 2013


Eu sei que coloquei uma receita de brownie outro dia mesmo, mas no final de semana eu queria comemorar em grande estilo a minha volta à cozinha (que ficou meio abandonada durante meu repouso). Tinha aqui um chocolate maravilhoso que ainda nem tinha usado, então fui procurar o que fazer com ele. Peguei o livro da Nigella musa (que foi também de onde tirei a receita daquelas rabanadas deliciosas!) e quando vi o brownie meu coração bateu mais forte. 

Já aviso de antemão que é uma receita mega power ultra calórica, mas o sabor é diretamente proporcional às calorias. Não dá pra fazer sempre mas agora então, no friozinho, acompanhado de uma boa xícara de café, cappuccino ou um chazinho fica bom demais!!! 

BROWNIE CREMOSO DE CHOCOLATE:
(Inspirado na receita da Nigella, com algumas modificações)

230g de chocolate amargo (usei Callebaut 54% cacau)
200g de manteiga
03 ovos grandes (usei 04 porque os meus eram pequenos)
01 colher de sopa de extrato de baunilha caseiro
150g de açúcar
02 colheres de sopa de farinha de trigo
Nozes/castanhas/amêndoas a gosto (aproximadamente 80g)


Derreta o chocolate com a manteiga no microondas (potência média, misturando de 30 em 30 segundos) ou numa panela de fundo grosso (foi o que fiz) diretamente no fogão, misturando sempre para o chocolate não queimar. Em seguida acrescente a baunilha e o açúcar. Misture bem e deixe esfriar um pouco. Acrescente então os ovos (batidos juntos, com um garfo mesmo) e por último a farinha e a semente (usei castanha do Pará), incorporando tudo até ficar homogêneo. Leve para assar em uma forma untada e polvilhada com farinha de trigo (fiz em uma redonda de 25cm de diâmetro), em forno médio (180º) por aproximadamente 25 a 30 minutos. Deixe esfriar um pouco antes de partir.

Considerações:

Eu usei um chocolate mais amargo e essa quantidade de açúcar foi ótima, para não ficar muito doce. Se for usar chocolate meio amargo nacional (que pro meu paladar ainda é doce), recomendo diminuir um pouco a quantidade de açúcar, a não ser que queira mesmo que ele fique mais docinho.
O tempo de forno é muito importante para ele ficar cremoso. Se passar, ele vai assar mais e ficar gostoso do mesmo jeito, porém mais massudo. Cada forno tem sua particularidade, então recomendo prestar atenção. Ele vai crescer um pouco e depois começar a murchar. Quando isso acontecer conte mais uns cinco ou dez minutinhos e desligue o forno. Não abra! Eu desligo e deixo ele lá dentro por mais alguns minutos, pra não ter o choque térmico (ainda mais nesse frio).

No mais não tem segredo. É muito fácil e maravilhoso!


2 comentários:

  1. Isso é bom... mto bom! pena q la em casa estamos de dieta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiano, isso realmente assassina qualquer dieta. Mas de vez em quando pode, não?

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...