Caldo de Mandioca com Frango

terça-feira, 28 de maio de 2013


Lá no interior a gente chama esse caldo de "Caldo de Pinto". Não me perguntem o porquê mas o fato é que cresci vendo as barraquinhas de Caldo de Pinto nas festas juninas. Sempre adorei e ele era sempre o primeiro que eu comprava.
Aí um dia resolvi tentar fazer pra ver no que dava. E o trem ficou bom demais!!! Super delícia para aquecer essas noites frias de outono/inverno. Eu particularmente detesto frio, mas adoro as comidas de inverno. Caldinhos e sopa de cebola ... huuummmm. Nada melhor!

A receita é com medidas aproximadas, porque eu sempre faço no olhômetro.

CALDO DE PINTO:

600g de peito de frango cozido e desfiado
Cebola, pimentão e pimenta dedo de moça a gosto para fazer um refogado
01kg de mandioca cozida (retire a linha)
01 lata de milho verde
400g de queijo Minas ralado 
Cebolinha a gosto para servir

Comece fazendo o peito de frango. Eu já dei a dica aqui então é só fazer esse processo, porém antes de refogar o frango eu coloco bastante cebola, pimentão e uma dedo de moça (sem semente) picadinha, que é pro caldo ficar bem saboroso. Quando for fazer, coloque um pouquinho a mais de água, pois o caldinho será utilizado. Vai ficar assim:

Frango cozido com o caldo

Enquanto o frango cozinha, coloque a mandioca picada em outra panela para cozinhar com um pouco de sal. O tempo de cozimento varia de acordo com a qualidade da mandioca. Quando ela estiver bem cozida, quase desmanchando, retire aquelas linhas internas e descarte a água do cozimento. Coloque os pedaços no liquidificador, acrescente água (em temperatura ambiente) e bata para fazer o creme de mandioca. É melhor ir colocando água aos poucos pra não correr o risco de ficar super ralo.
Fica aqui minha experiência: antes eu achava um desperdício jogar a água do cozimento fora, porque na minha cabeça ela tinha gosto de mandioca. Aí era uma peleja, porque ao bater no liquidificador ficava uma goma, uma coisa espessa que endurecia e grudava toda! Até que fiquei esperta e descobri que isso não se faz. A água do cozimento tem que ser descartada, a não ser que você queira passar a tarde tentando limpar o liquidificador.

Vire então esse creme de mandioca na panela que cozinhou o frango e misture. Ele vai pegar a cor do caldo e vai ficar bem temperadinho. Acerte o sal e pimenta (se necessário) e acrescente o milho verde.

Na hora de servir o esquema é o seguinte: coloque queijo ralado no fundo da tigela, acrescente o caldo bem quentinho e por cima coloque a cebolinha picada. O queijo vai derreter no fundo e ficar ainda mais saboroso!

Delícia, delícia, delícia! Nesse friozinho não tem nada melhor!




2 comentários:

  1. Elisa, como vc faz pro frango ficar assim coradinho? o meu geralmente fica tao branquelo! rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leidiane, é só colocar um pouquinho de corante urucum. Tem a dica de como fazer o frango aqui: http://www.frangoefarofa.com.br/2013/04/frango-desfiado-mega-facil.html

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...