Rabanada de Donut da Nigella

sexta-feira, 3 de maio de 2013


Aqui em casa temos aquela máquina de fazer pão. Eu adoro mas confesso que aquilo é um atentado à qualquer tentativa de emagrecimento. O cheiro de pão quentinho é insubstituível!!!

Aí no feriado marido sismou de fazer um pão que não ficou lá aquelas maravilhas. E eu vendo aquele pão  na cozinha, sem vontade nenhuma de comê-lo mas morrendo de dó de jogar no lixo porque sou mega anti desperdício de comida! Até que bati o olho no livro da Nigella e lembrei que tinha visto uma receitinha de rabanada que parecia muito fácil. Eu nunca tinha feito rabanada, mas resolvi experimentar. Sangue do Cordeiro! O trem é bom demais!!!!! Delícia, delícia, delícia! E é super fácil também.
Ah! Ela chama de Rabanada de Donut por causa do açúcar de confeiteiro que joga por cima. Nada a ver com donut de verdade, só a aparência. Pode usar pão normal.

Bora preparar pro café da manhã do final de semana?

RABANADA DE DONUT (receita adaptada por mim)

02 ovos (uso orgânicos)
02 colheres de chá de extrato de baunilha natural
1/3 de xícara de leite integral 
04 fatias de pão de forma
01 colher de sopa bem cheia de manteiga
01 colher de café de óleo de canola
Açúcar refinado, de confeiteiro e canela a gosto

Coloque numa tigela o leite, o extrato de baunilha e os ovos e bata um pouquinho com um garfo. Esse extrato faz TODA a diferença porque o cheiro da baunilha é um coisa sensacional e o gosto final fica espetacular. Quem não tem extrato caseiro (feito com a fava) e quiser usar aquelas essências sintéticas que se acha nos supermercados, recomendo usar um pouco menos porque elas são enjoativas.

Embeba os pedaços de pão na mistura até ficarem bem molhadinhos (uns dois minutos de cada lado). Enquanto isso aqueça uma frigideira anti aderente e coloque a manteiga e o óleo (para não queimar a manteiga). Quando estiver bem derretido e quente, coloque o pão para "fritar" até que fique bem dourado dos dois lados. Retire e passe por uma mistura de açúcar a canela. Se quiser pode polvilhar açúcar de confeiteiro por cima, pra dar o efeito donut.
Eu não usei pão de forma, fiz com o pão caseiro e ficou bom demais! Acho que vale usar o pão que estiver sobrando aí na sua casa.

Para acompanhar eu sugiro um belo cappuccino. Começar o dia assim é bom demais!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...