Bolo Invertido de Abacaxi

terça-feira, 4 de junho de 2013


Eu acho esse bolo a cara da riqueza! Já tinha um tempo que eu queria fazer mas quando tinha tempo não tinha abacaxi e quando tinha abacaxi não tinha tempo. rs
Ele fica com uma aparência muito bonita e diferente, como se fosse aquela coisa trabalhosa que a gente ficou um tempão fazendo. Só que não! Ele é muito mais fácil do que imaginei e rapidinho estava pronto! O sabor é proporcional à beleza - simplesmente delicioso!
A receita, assim como desse brownie, eu tirei do livro da Nigella diva. A única diferença é que ela usa abacaxi em calda e eu usei o natural porque acho fruta em calda muito doce.

BOLO INVERTIDO DE ABACAXI (para forma redonda de 25cm de diâmetro)

07 fatias de abacaxi maduro
03 colheres de sopa do suco de abacaxi
Cerejas em calda
100 g de farinha de trigo
100 g de açúcar
100 g de manteiga em temperatura ambiente
02 ovos
01 colher de chá de fermento em pó
1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio

Unte a forma com margarina ou manteiga e ao invés de polvilhar farinha de trigo, use açúcar. Assim o abacaxi ficará caramelizado, com essa cor dourada linda!
Com uma faquinha (ou um cortador especial, que eu não tenho) retire os miolos das fatias de abacaxi. Depois, arrume-as no fundo da forma e coloque as cerejas nos espaços entre as fatias. Fica assim:


Coloque numa bowl os ingredientes do bolo. Nigella usa o processador mas eu fiz na mão mesmo, usando um fouet. Bati primeiro a manteiga com o açúcar e os ovos e depois acrescentei a farinha, o suco de abacaxi e por último o bicarbonato e o fermento.
Essa massa fica mais firme e eu confesso que achei até que fosse ficar seca. Mas não! Fica deliciosa e bem úmida!

Vire cuidadosamente a massa na forma com os abacaxis e espalhe com uma espátula para nivelar.  Leve ao forno pré aquecido (200º) por aproximadamente 25 ou 30 minutos. Deixe esfriar só um pouco e desenforme. Nessa hora eu uso um truque que faço também com pudim de leite condensado. Ligo a chama maior do fogão (no fogo mais baixo) e coloco a forma em cima para esquentar um pouquinho e amolecer o açúcar. É rapidinho, senão queima e gruda ainda mais. Mas esse truque é bem digno e ajuda se o bolo/pudim agarrar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...