Brioche de Manteiga

quinta-feira, 27 de junho de 2013


Eu já comentei que aqui em casa temos uma máquina de pão. Várias pessoas já me perguntaram se é boa, se eu uso mesmo e eu sempre falo: "Eu adoro!". Na verdade só não uso mais porque senão eu é que viro um brioche! Não tem nada mais confort food pra mim do que um pãozinho quentinho, cheiroso, com uma manteiga derretendo por cima. Huuummmm

E não é só pão que faço. Já mostrei esse rocambole aqui que é um sucesso! Delicioso!

Mas enfim ... vamos ao que interessa. Esse brioche surgiu de uma comunidade do finado orkut que era sobre receitas da máquina de pão. Não me lembro quem compartilhou mas eu alterei um pouquinho e se tornou uma das minhas receitas preferidas. Esse brioche pode ser feito e assado na máquina (que a gente pode programar pra ficar pronto pro café da manhã!) ou então usar a máquina só pra amassar e dar o primeiro crescimento e depois moldar para assar no forno - que foi o que fiz dessa vez. Qualquer das duas alternativas é ótimas mas assado no forno ele fica mais bonitão e rende mais também. Quando tenho paciência eu faço assim, quando não tenho deixo a panificadora fazer todo o processo.

BRIOCHE DE MANTEIGA

01 ovo inteiro
01 xícara de leite
05 colheres de sopa de açúcar cristal
01 colher de chá rasa de sal
05 colheres de sopa bem cheias de manteiga
03 e 1/3 xícaras de farinha de trigo
01 envelopinho (10 g) de fermento biológico seco
Erva doce a gosto
01 gema para pincelar

Só colocar tudo na máquina! Vida!!!
Eu sempre coloco os líquidos e pastosos primeiro e por último a farinha e o fermento. Também tenho sempre o cuidado de colocar todos os ingredientes em temperatura ambiente. 
Para assar no forno, sove bem a massa (ou use a máquina) e deixe numa tigela, tampada, por 45 minutos para crescer. Essa primeira etapa a panificadora faz pra gente. Depois disso, molde o brioche no formato que quiser. Pode fazer bolinhas, roscas, etc.
Esquente o forno na temperatura máxima por três minutinhos, desligue e coloque o brioche, já no formato que escolheu, lá dentro para o segundo crescimento. Depois de uns trinta minutos ele está pronto para assar. Aí é só pincelar uma gema por cima e levar para o forno pré aquecido a 180º por aproximadamente 20 ou 30 minutos, dependendo do tamanho.
Aqui em casa isso funciona porque meu fogão é duplo forno. Então esquento um para o pão crescer e logo em seguida já pré aqueço o outro para assar. Mas desde que ele fique num ambiente quentinho, sem vento e tampado, ele provavelmente vai crescer bem.

Fala se não é uma coisa maravilhosa esse pão quentinho, com uma manteiga derretendo por cima?!? Ah, fica uma delícia também com a manteiga de amendoim.


4 comentários:

  1. Ai amo brioche!!rs Já levei a receita comigo!!Farei em cada, amo a máquina de pão tb!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cíntia, esse brioche é uma delícia. Você vai gostar! Máquina de pão é vida não é mesmo? Adoro a minha! rs
      Quando rola uma preguiça coloco ele pra assar na máquina mesmo. Fica lindão porém menor. rs
      Bjos

      Excluir
    2. Nossa, o meu ficou gigante, bateu até na tampa de tão fofo!! Muito macio!!! Adorei!!!bjinhos!!!

      Excluir
    3. Que bom Cíntia! É delicia mesmo não é? Estou achando que vou fazer hoje de novo ... rs. Ai a dieta!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...