Risoto de Camarão

segunda-feira, 10 de junho de 2013


Mais uma receita que combina demais com o Dia dos Namorados. Eu adoro risotos! Acho prático, saboroso e relativamente rápido de fazer.
Esse eu fiz com caldo caseiro de camarão, porque os que eu tinha em casa vieram de Cabo Frio, comprados frescos. Quando compro assim eu peço pra pessoa da peixaria limpar (tirando a casca e as cabeças) e trago separado. Assim eu aproveito tudo.
Mas nem sempre a gente tem opção de achar camarão fresco, ainda mais em BH. Eu compro muito congelado e já descascado e nesse caso faço caldo de legumes (caseiro) e quem quiser pode usar caldo industrializado.

RISOTO DE CAMARÃO

02 colheres de sopa de azeite
01 colher de chá de tempero alho e sal (uso caseiro)
½ cebola grande picadinha
¼ de pimentão picadinho
01 tomate bem maduro picado
800ml de caldo de camarão caseiro (aproximadamente)
100ml de vinho branco seco
¾ de xícara de arroz arbóreo
02 colheres de sopa de manteiga
600g de camarão fresco
Queijo parmesão a gosto
Sal, pimenta do reino e coentro a gosto

Comece fazendo o caldo (ou fundo) de camarão. Retire a cabeça e a casca do camarão, lave bem e coloque para ferver com água por aproximadamente 15 minutos. Passe por uma peneira e mantenha quente para usar no risoto.

Em uma panela de fundo grosso, refogue no azeite o alho e sal, a cebola, o pimentão e o tomate. Deixe dar uma fritada para dourar e acrescente o vinho branco. Quando o vinho começar a secar coloque um pouquinho do caldo de camarão, só mesmo para terminar de refogar. Essa etapa dura uns 10 minutos. Depois coloque o arroz e vá acrescentando o caldo aos poucos, mexendo sempre entre as etapas. Nunca vire o caldo todo de uma vez. 



No fogo baixo (quase médio) o arroz demora em média 20 minutos para ficar al dente mas esse tempo pode variar. O ideal é provar e sentir a textura, se está no ponto certo.
Em uma frigideira, coloque um pouquinho de azeite e dê uma puxada nos camarões, só mesmo pra cozinhar e dar sabor. Tempere antes com sal e pimenta (eu as vezes uso lemon pepper). Faça isso com o fogo de médio para alto, para que eles grelhem e não soltem muito líquido.



Quando o arroz estiver  no ponto, coloque os camarões, o coentro (se quiser), a manteiga e o parmesão. Prove e acerte o sal e a pimenta. Eu gosto de fazer isso depois, porque tanto o parmesão quanto a manteiga são salgados, então deixo para temperar no final. Sirva bem quentinho, na hora.
Ah! Dizem que camarão é afrodisíaco. Como eu disse, combina demais com o Dia dos Namorados!




3 comentários:

  1. Elisa quantas delicias podemos eno tear por aqui, gostei muito! Sou fã de Risoto e esta sua receita parece deliciosa!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Mel, que bom que gostou! Volte sempre por aqui. Será um prazer ter sua visita! Bjos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...