Hambúrguer Caseiro

segunda-feira, 1 de julho de 2013


Virou moda hambúrguer gourmet né? Eu particularmente adoro um bom sanduíche e acho uma refeição bem completa - com carboidratos, proteínas e salada. 
Aqui em BH tem vários lugares bacaninhas que oferecem esses sanduíches com carnes nobres, ingredientes diferentes e preços super salgados! 
Pra mim isso não faz o menor sentido, porque acho mega fácil fazer uma carne de hambúrguer deliciosa, suculenta e saudável - sem muita gordura e aqueles produtos químicos que a gente mal consegue pronunciar. Nem lembro quando foi a última vez que comprei um desses industrializados.
É só ter a carne sempre no congelador, juntar com um pão fofinho, um queijo de boa qualidade e outros ingredientes que você gostar - vale cebolas carameladas, ovo, queijos finos, mostarda, bacon ...

HAMBÚRGUER CASEIRO

1,2kg de carne moída (usei patinho)
½ cebola bem picadinha
Tempero a gosto (menos sal)
1/2 xícara de farinha de rosca (ou aveia em flocos finos)


Eu testei várias tipo de misturas e essa foi a que deu mais certo. A farinha de rosca dá a liga e mantém a umidade da carne. E o diferencial é colocar o sal na hora de grelhar, depois de virar pra deixar a carne selar sem desidratar. Se colocar o sal antes ela acaba ficando um pouco mais seca.
Uso como tempero pimenta do reino, salsinha, cebolinha verde, tomilho e alho picadinho.

A carne também faz a diferença! Eu sempre optei por usar carne o mais limpa possível. No açougue onde costumo comprar eles limpam bem e retiram a gordura quase toda. Mas para fazer hambúrguer é bom deixar um pouquinho, mesmo que isso as vezes me desagrade. rs
Quanto menos gordura, mais seco. Mas também não precisa abusar e fazer com uma carne super gorda hein!

É só juntar tudo, colocar a mão na massa (literalmente) e misturar para ficar bem homogêneo. Para moldar eu uso um daqueles aros que o pessoal faz ovo nas chapas. O tamanho fica perfeito e é muito mais fácil. Só colocar em cima de uma tábua e pressional a carne com as costas de uma colher, pra ficar bem firme. Depois retire o aro e com o auxilio de uma espátula, passe para a chapa (se for fazer na hora) ou para um tabuleiro para congelar.


Gosto de fazer a carne com aproximadamente 1,5cm de altura, pra ficar bem suculenta. Essa quantidade da receita rendeu 12 hambúrgueres, que foram congelados abertos e depois, guardados num saquinho de congelamento com um pedaço de papel manteiga entre eles. 



Dura muuuuito tempo assim e é ótimo porque temos a carne sempre a mão. Fica tão melhor do que esses industrializados e é muito mais fácil do que parece! Vale o esforço para comer algo mais saudável e muito mais saboroso!!!


2 comentários:

  1. Curti a receita! Parece que fica muito bom mesmo.. Encontrei várias receitas de hambúrgueres caseiros e essa foi a que mais me agradou. Vou tentar.

    Parabéns pelo blog e pelo ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Depois me conta se gostou, mas esse hambúrguer é sucesso! rs
      Bjos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...