Risoto Havaiano - Abacaxi com Presunto de Parma

sexta-feira, 5 de julho de 2013



Esse risoto foi um dos concorrentes do Concurso de Risotos do blog da Katia Bonfadini. A receita já apareceu por lá mas como aqui ainda não tinha colocado, faz de conta que é inédito ok?!? rs

A verdade é que meio que criei essa receita aproveitando ingredientes que tinha em casa. Como adoro misturar doce com salgado, o resultado saiu muito melhor do que o esperado. Simplesmente delicioso!!! E vamos combinar que risoto é um prato único né, então acho muito prático, principalmente para um almoço de final de semana!

RISOTO HAVAIANO 

02 colheres de sopa de azeite extra virgem
01 colher de café de alho socadinho
01 cebola pequena picada em pedaços bem miúdos
01 xícara de arroz Arbóreo ou Cannoli
100 ml de vinho branco seco
01 xícara de abacaxi picadinho bem miúdo
100 g de presunto cru fatiado o mais fino possível
Aproximadamente 700 ml de caldo de legumes (usei caseiro)
02 colheres de sopa de manteiga
Queijo parmesão fresco ralado (aproximadamente ½ xícara)
Sal e pimenta do reino

Caldo de Legumes: Coloque para ferver a água e os legumes de sua preferência. Normalmente eu uso ½ cenoura, ½ abobrinha, talos de salsão e/ou alho poro e pedacinhos de tomate para 800 ml de caldo. É importante não colocar legumes que ao cozinhar deixem a água colorida (como beterraba) para não alterar a aparência do risoto.

Para começar refogue o alho no azeite e depois coloque a cebola. Quando estiver dourado acrescente o arroz, misture bem e coloque o vinho. Quando o vinho começar a secar vá acrescentando caldo de legumes (quente) aos poucos e não pare de misturar até o arroz estar no ponto, al dente (demora em média 20 minutos). O ideal é deixar uma vasilha com o caldo em fogo baixo (para mantê-lo quente) e ir acrescentando concha por concha no risoto. A quantidade é aproximada.

Quando o arroz estiver quase no ponto, coloque sal e pimenta do reino (mas lembre-se que a manteiga e o parmesão são bem salgados, então não exagere no sal) e o abacaxi. Vai soltar um pouco de líquido da fruta, então continue misturando no fogo por mais uns dois minutinhos. Desligue então o fogo, coloque a manteiga (deixe que ela derreta vagarosamente) e o parmesão. Misture agora delicadamente e por último acrescente o presunto cru “rasgado”. Deixe pedacinho do presunto para decorar.

Não é fácil? Vale a pena experimentar! Delicia demais!!!





2 comentários:

  1. Adoro risotto, e faço um muito parecido!
    Em vez de usar abacaxi uso meloa ... com o presunto e o risotto fica uma delicia!
    Hei-de experimentar a tua receita.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça sim. Espero que fique tão bom quanto o seu. Depois me conta se gostou. Bjos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...